Desodorantes e antitranspirantes: qual a diferença?

Os desodorantes e os antitranspirantes ajudam a combater o suor, que tem odor desagradável.
Os desodorantes e os antitranspirantes ajudam a combater o suor, que tem odor desagradável.
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
PUBLICIDADE

O suor é uma importante função do corpo humano que controla a nossa temperatura e aumenta a hidratação da pele. Ao evaporar, o suor retira calor do corpo, fazendo com que ele se resfrie.

O suor em si não apresenta problema algum, sendo que sua composição quase toda é de água, cerca de 99%. O corpo também elimina outros compostos por meio do suor, como os íons cloreto, sódio, potássio e amônio, sais de ferro, ureia, ácido lático, proteínas, etc. Assim, o suor quase não apresenta cheiro.

O problema consiste nas bactérias presentes em nossa pele que decompõem as substâncias liberadas pelo suor em outras de odor desagradável, como, por exemplo, o ácido carboxílico abaixo (ácido 3-metil-hex-2-enoico):

Podem ser produzidos também o ácido butírico (C3H7COOH), o ácido caproico (C5H11COOH) e outros, associados a aminas e mercaptanas. O odor desagradável que é produzido por essas substâncias, principalmente ácidos carboxílicos, é denominado bromidrose.

As glândulas apócrinas, que produzem esse tipo de suor com materiais gordurosos, só entram em funcionamento depois da puberdade; por isso, o suor dos bebês e das crianças não apresenta odor desagradável.

O suor de bebês não apresenta odor desagradável.
O suor de bebês não apresenta odor desagradável.

Lavar as regiões do corpo que secretam o suor com água e sabonete ou sabão pode ajudar a diminuir esse odor desagradável, mas só isso não é o suficiente. Por isso, foram desenvolvidos dois tipos de compostos que ajudam a combater a bromidrose: os desodorantes e os antiperspirantes (antitranspirantes). Vejamos como cada um deles age:

• Desodorantes: eles agem no controle das bactérias presentes na derme da pele. Com a diminuição das atividades microbianas, o odor é mascarado. O principal constituinte da maioria dos desodorantes é o triclosan, mostrado abaixo:

Estrutura do triclosan: componente ativo de desodorantes que inibe o crescimento de bactérias.
Estrutura do triclosan: componente ativo de desodorantes que inibe o crescimento de bactérias.

Os desodorantes também podem conter álcool e essências.

Visto que essas bactérias se proliferam em meio ácido, a neutralização desse meio com substâncias básicas, como o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), presente no leite de magnésia, ou o bicarbonato de sódio (NaHCO3), presente também em talcos desodorantes, pode provocar a morte desses microrganismos.

• Antiperspirantes (antitranspirantes): como o próprio nome diz, seu objetivo é inibir a transpiração, mantendo o corpo relativamente seco. Isso é feito por meio de cátions que causam o fechamento dos dutos das glândulas sudoríparas.

Um cátion que faz isso por coagular proteínas é o alumínio (Al3+), que é produzido pelo cloridrato de alumínio (Al2(OH)5Cl). No entanto, alguns médicos acreditam que o uso frequente de produtos desse tipo pode levar ao acúmulo de alumínio no organismo. Isso poderia provocar doenças como mal de Alzheimer e câncer de mama.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................