Diferença entre perfume e colônia

A diferença entre perfume e colônia está simplesmente na porcentagem que o óleo essencial aparece na composição do produto. Os perfumes são mais concentrados.

Na indústria de perfumaria existe uma grande variedade de perfumes, águas-de-colônia, Deo Colônias, entre outros
Na indústria de perfumaria existe uma grande variedade de perfumes, águas-de-colônia, Deo Colônias, entre outros
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
PUBLICIDADE

Quem nunca passou pela experiência de sentir o cheiro de um perfume que nos faz lembrar de pessoas, emoções e sensações já vividas? Praticamente todo mundo já passou por isso, porque os perfumes fazem parte das experiências humanas desde a antiguidade.

A higiene pessoal é um aspecto importante para nos prevenir contra doenças e garantir uma boa aceitação por outras pessoas. Os odores agradáveis ajudam a indicar esse aspecto de limpeza. Esse fator estético, aliado ao desenvolvimento de técnicas químicas que permitiram a síntese de cada vez mais fragrâncias, resultou em uma grande quantidade de perfumes, águas-de-colônia, águas de toilette, Deo Colônias, entre outros.

Mas você sabe qual é a diferença entre esses tipos de produto?

Bem, o texto A Química dos Perfumes mostrou que um perfume é composto basicamente de três componentes principais:

(1) Fragrância: é a essência que promove o odor agradável, é o odor básico extraído de vegetais ou animais, além daqueles sintetizados em laboratório;

(2) Solvente: os perfumes contêm uma mistura de fragrâncias dissolvidas em um solvente que geralmente é o etanol. Já o etanol sempre contém determinada quantidade de água. Outros álcoois também podem ser utilizados, como o propileno glicol, para aumentar a solubilidade da essência no solvente;

(3) Fixador: serve para diminuir a evaporação da essência e aumentar o tempo que o perfume é sentido.

Diferentes óleos essenciais ou fragrâncias dos perfumes
Diferentes óleos essenciais ou fragrâncias dos perfumes

Assim, todos os produtos que exalam odores agradáveis e têm essa finalidade de perfumar são chamados de perfumes. No entanto, é de acordo com a sua concentração que os perfumes são classificados nessas diferentes denominações.

Queremos aqui chamar a atenção para o primeiro e o segundo componentes dos perfumes mencionados acima, pois a diferença entre os vários produtos de perfumaria deve-se basicamente à diferença de porcentagens das essências, isto é, a sua concentração na fórmula.

Veja a tabela para entender essa classificação, lembrando que o tempo de duração média desses produtos na pele pode variar de acordo com o tipo de pele, como o tempo de duração da fragrância em peles secas é menor do que em peles oleosas.

Composição média de misturas usadas em produtos de perfumaria
Composição média de misturas usadas em produtos de perfumaria

Observe que quanto maior é a concentração da essência na mistura e menor é a quantidade de água presente no etanol, mais duradouro e intenso é o aroma que o produto exala. Por isso, os produtos que são chamados de perfumes são mais indicados para ocasiões especiais e, principalmente, à noite.

Vale ressaltar que a mais indicada para ser usada após o banho é a deo colônia, pois além de geralmente possuir notas refrescantes que aumentam a sensação de frescor que o banho proporciona, também pode ser usada no corpo inteiro, visto que é mais “fraquinha”. A classificação das fragrâncias utilizadas engloba 14 grupos que são ordenados de acordo com a sua volatilidade: cítrica, lavanda, ervas, aldeídica, verde, frutas, florais, especiarias, madeira, couro, animal, almíscar, âmbar e baunilha.

Além disso, quanto maior é a concentração da essência na mistura, mais caro é o produto. Atualmente, a maioria dos perfumes é produzida com essências artificiais, mas os perfumes mais caros são aqueles em que o óleo essencial é natural e utilizam-se as fragrâncias artificiais apenas para acentuar o aroma das naturais.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................