Estudo de alguns polímeros

O náilon é usado em pára-quedas.
O náilon é usado em pára-quedas.

Os polímeros se classificam em naturais ou artificiais: os materiais conhecidos como plásticos são artificiais, a borracha, o amido, a celulose, as proteínas são denominados de polímeros naturais.

Borracha: quase toda a borracha utilizada mundialmente provém da seringueira, que é uma espécie de árvore cujo nome científico é Hevea brasiliensis. Como este material é muito utilizado, diversos produtos com características que se assemelham às da borracha foram produzidos artificialmente, e são chamados de borrachas artificiais ou elastômeros. O neopreno e a borracha fria são exemplos.

Amido: polissacarídeo que ocorre em vegetais como trigo, arroz, feijão, milho, batata, etc. Sua estrutura química é de um polímero de condensação proveniente da glicose.

Celulose: polissacarídeo encontrado em todos os vegetais, sua estrutura química também é de um polímero de condensação originado da glicose.

Plásticos: estes polímeros artificiais equivalem a uma variedade enorme de materiais, exemplos:

Náilons: existem muitos tipos, eles são polímeros de condensação de diaminas com ácidos dicarboxílicos, e a variedade de materiais se deve a estes dois componentes. Eles são usados na fabricação de escovas, cordas, pára-quedas, etc.

Polietileno: polímero derivado do etileno, utilizado como isolante elétrico e para fabricar sacos plásticos, copos, baldes, etc.

Polipropeno: também conhecido como Polipropileno, é usado na fabricação de assento de cadeiras.

PVC (Cloreto de Polivinil): substitui o couro em estofamentos e é um isolante elétrico, é um polímero do cloreto de vinila.

Poliestireno: utilizado na fabricação de pratos, copos e ainda de equipamentos elétricos.

Poliésteres: usados na obtenção de tecidos e na construção de carrocerias.

Orlon: usado em fibras que imitam a lã e a seda, dão origem a tecidos para a fabricação de roupas de inverno.

Teflon: é um plástico bastante resistente, é empregado para revestir utensílios domésticos como panelas e frigideiras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Acrilato de etila

O acrilato de etila é a principal matéria-prima de um tipo muito importante de polímero acrílico. Conheça mais sobre esse composto aqui neste texto.

Borrachas sintéticas

Entenda a diferença existente entre as borrachas naturais e as sintéticas e observe quais são os polímeros constituintes das borrachas sintéticas mais importantes.

Classificação dos polímeros sintéticos

Conheça as três classes em que os polímeros sintéticos são divididos e seus principais representantes.

Composição do Teflon

Conheça a constituição química, as propriedades e as principais aplicações do polímero teflon, usado em revestimentos de panelas e frigideiras antiaderentes.

PET: um poliéster importante

Conheça a constituição química, a fonte de obtenção, a reação de polimerização, as aplicações e propriedades de um dos polímeros mais importantes em nosso cotidiano: o PET.

Plástico verde

Conheça o que é o plástico verde, um polímero com estrutura idêntica ao polietileno, mas que possui o benefício de ser de fonte renovável, o etanol da cana-de-açúcar.

Polietileno

Conheça o polímero polietileno, formado a partir da reação de polimerização do etileno e que é muito utilizado em garrafas, brinquedos, embalagens, sacos plásticos, etc.

Polimetilmetacrilato (acrílico)

O acrílico ou plexiglass é, na verdade, o polimetilmetacrilato (PMMA). Saiba mais sobre esse polímero por meio deste artigo!

Poliuretano

Veja por que o poliuretano é um polímero tão importante na fabricação de vários produtos que contêm espuma em sua constituição.

Polímero Náilon

Conheça um polímero muito importante, o náilon. Veja suas aplicações, características, fabricação, reação de polimerização e uso na Segunda Guerra Mundial.

Polímero PVC

Conheça mais sobre o polímero PVC, muito utilizado na fabricação de dutos e tubos rígidos para água e esgoto.

Polímero à prova de bala: Kevlar

Conheça mais sobre a poliamida kevlar, um polímero que é à prova de bala e muito resistente ao fogo e a ataques químicos.

Polímeros de adição

Os polímeros de adição são formados por sucessivas adições de monômeros. Veja os principais polímeros de adição e sua aplicação no cotidiano.

Polímeros em alta

Por que estes compostos se tornaram tão populares?

Polímeros naturais e artificiais

Conjunto de pequenas moléculas denominadas monômeros.

Polímeros: Poluição e Lixo

Veja que embora os polímeros tenham melhorado nossa qualidade de vida, eles também aumentaram o problema de descarte do lixo e da poluição gerada por ele.

Química das proteínas

Proteínas são poliamidas, formadas pela condensação de α- aminoácidos. Proteína é um tipo de polímero.

Tipos de polímeros

Conheça os diversos tipos de polímeros sem os quais não conseguimos passar um dia sem ter nenhum contato, tanto naturais quanto sintéticos.

Vulcanização da borracha

O processo de vulcanização foi uma das maiores descobertas para nossa era. Assim, veja como ele ocorre, sua importância e aplicação em nossa sociedade.