Isomeria

Assim como os gêmeos, moléculas isômeras se parecem, mas não são o mesmo composto.

A isomeria ocorre quando temos compostos de mesma fórmula molecular, mas que apresentam diferentes fórmulas estruturais.

Moléculas isômeras são muito comuns na Química Orgânica e na Bioquímica. Só para citar um exemplo, com a fórmula C20H42 existem 366.319 fórmulas estruturais diferentes.

Nesta parte serão analisadas as Isomerias plana e espacial.

Artigos de Isomeria

A quiralidade e a indústria farmacêutica

Veja como o estudo da quiralidade é de suma importância para a indústria farmacêutica, que poderia ter evitado a tragédia da talidomida.

Carbono Assimétrico ou Quiral

O carbono assimétrico ou quiral é o que possui 4 ligantes diferentes. Veja como determinar se um carbono é assimétrico, não sobreponível e com imagem especular.

Como identificar um carbono quiral?

Clique e aprenda a identificar um ou mais átomos de carbono quiral em cadeias carbônicas de qualquer classificação.

Estereoquímica

Conheça o campo da estereoquímica, seus objetos de estudo e as fórmulas estereoquímicas usadas para estudar os arranjos espaciais das moléculas.

História da descoberta da Isomeria

Conheça a história de como se descobriu o fenômeno da isomeria, quais cientistas estavam envolvidos e qual o significado e origem desse termo.

História da Isomeria Óptica

Conheça o conceito de isomeria óptica a partir da história da descoberta da luz polarizada, da atividade óptica de determinadas substâncias e da existência de enantiômeros.

Isomeria em cadeia cíclica

Com esse texto você conseguirá identificar de maneira simples quando ocorre a isomeria geométrica em cadeia cíclica.

Isomeria espacial geométrica

Na isomeria espacial, a diferença entre os isômeros só é perceptível pela análise da sua fórmula estrutural espacial.

Isomeria geométrica E-Z

Aprenda o que é isomeria geométrica E-Z e em que situações ela se aplica tanto em cadeias abertas quanto em cadeias fechadas.

Isomeria geométrica ou cis-trans

Saiba quais são as condições necessárias para a ocorrência da isomeria geométrica cis-trans.

Isomeria Óptica

Entenda o que é a isomeria óptica e todos os conceitos relacionados a esse conteúdo.

Isomeria plana

Na isomeria plana nota-se a diferença existente entre um isômero e outro através das suas fórmulas estruturais planas.

Isomeria plana de cadeia

Veja quais são os critérios necessários para que duas substâncias químicas de mesma fórmula molecular apresentem isomeria plana de cadeia.

Isomeria plana de posição

Clique e conheça quais são os critérios utilizados para a verificar isomeria plana de posição entre substâncias.

Isômeros

Conheça as particularidades dos isômeros.

Luz Polarizada e Não Polarizada

Aprenda o conceito de luz natural e luz polarizada; definições imprescindíveis para o estudo da isomeria óptica.

Mistura racêmica e composto meso

Saiba mais sobre mistura racêmica e composto meso e veja exemplos de cada um.

Moléculas Assimétricas sem Carbono Quiral

A atividade óptica não depende somente da presença de carbonos quirais, mas sim de as moléculas serem assimétricas. Aprenda a determinar essa assimetria.

O que é isomeria?

Entenda o que é o fenômeno da isomeria, que ocorre entre dois ou mais compostos com mesma fórmula molecular, porém estruturas e propriedades diferentes.

Quantidade de Carbonos Assimétricos e Número de Isômeros Ópticos

Aprenda a descobrir a quantidade de isômeros ópticos ativos e inativos em moléculas com carbonos assimétricos iguais e diferentes.

Tautomeria

Conheça a isomeria plana denominada de tautomeria, um tipo de isomeria que ocorre com a molécula de guanina de nosso DNA.

Tipos de isomeria

Conheça os tipos de isomeria, tanto planas como espaciais, estudados em Química Orgânica.