Ligações químicas

Quando falamos em ligações químicas, referimo-nos às formas como os átomos dos elementos químicos interagem. Elas podem ser iônicas, moleculares e metálicas.

Representação das ligações químicas existentes entre os átomos nas moléculas de amônia

Conhecer as ligações químicas é o mesmo que conhecer a forma como os átomos dos elementos químicos interagem e formam as mais diversas substâncias. As ligações químicas foram mais bem compreendidas a partir do estudo sobre os gases nobres, os quais não interagem facilmente com outros átomos.

O estudo sobre o porquê de os gases nobres (elementos cujos átomos, em sua maioria, possuem oito elétrons na camada de valência) não interagirem com outros elementos fez surgir a chamada teoria da estabilidade ou teoria do octeto, a qual afirma que:

''Um átomo, para ser estável, deve apresentar oito ou dois elétrons na camada de valência''.

OBS.: O elemento hélio é um gás nobre, mas apresenta apenas dois elétrons na camada de valência.

A partir dessa característica dos gases nobres, é possível compreender a existência das ligações químicas, já que elas são realizadas entre átomos de elementos que não são estáveis e que possuem as seguintes características:

• Tendência de receber elétrons: própria dos ametais;

• Tendência de perder elétrons: própria dos metais;

• Tendência de perder ou ganhar elétrons: própria do hidrogênio.

Veja os tipos de ligações químicas que podem existir entre os átomos:

Ligações iônicas

Interação química que ocorre entre átomos que apresentam alta eletronegatividade e átomos que apresentam alta eletropositividade, como metais e ametais ou um metal e o hidrogênio.

Durante uma ligação iônica, sempre ocorre a perda de elétrons por parte de um dos átomos e o consequente ganho de elétrons por parte do outro átomo. Veja as duas formas clássicas de representação da ligação iônica:

• Fórmula eletrônica de Lewis: representação que demonstra a perda e o ganho de elétrons entre os átomos da unidade iônica, bem como os elétrons presentes na camada de valência de cada um dos átomos.

Ligações covalentes

Interação química que ocorre entre átomos que apresentam alta eletronegatividade, como nos casos a seguir:

• Ametal com ametal;

• Ametal com hidrogênio;

• Hidrogênio com hidrogênio.

Durante uma ligação covalente, ocorre o compartilhamento de elétrons entre os átomos participantes, não existindo, assim, perdas de elétrons por parte de nenhum deles. Veja as três formas clássicas de representação da ligação covalente:

• Fórmula molecular: indica a quantidade de átomos de cada elemento que forma a unidade molecular da substância covalente. Veja um exemplo:

• Fórmula estrutural: representação que demonstra o tipo de ligação existente entre cada um dos átomos da unidade molecular, isto é, se há apenas ligação sigma (mais conhecida como ligação simples) ou se há ligações sigma e pi (mais conhecidas como ligações dupla ou tripla). Na água, por exemplo, a ligação existente entre o oxigênio e cada um dos hidrogênios é sigma.

• Fórmula eletrônica de Lewis: representação que demonstra o compartilhamento de elétrons entre os átomos da unidade molecular, bem como os elétrons presentes na camada de valência de cada um dos átomos.

OBS.: Um caso particular de ligação covalente ocorre quando um átomo estável liga-se a outro que ainda necessita de dois elétrons para alcançar estabilidade, situação essa denominada de ligação covalente dativa ou coordenada.

Ligações metálicas

É a interação química que ocorre entre átomos de um único metal, os quais apresentam uma elevada eletropositividade. Por essa razão, os átomos do metal tendem a perder elétrons, formando cátions. Esse elétrons acabam aglomerando os cátions em um “mar de elétrons’’.

Por: Diogo Lopes Dias

Artigos de Ligações químicas

Compostos covalentes e moleculares

Conheça as principais propriedades dos compostos covalentes e dos moleculares.

Compostos Iônicos

Compostos iônicos são substâncias formadas por cristais mantidos por ligações iônicas.

Exceções à Regra do Octeto

Veja as principais exceções à regra do octeto que ocorrem com átomos de elementos que ficam estáveis por meio da expansão ou contração do octeto.

Fórmula Eletrônica de Lewis

Entenda o que a fórmula eletrônica de Lewis representa e aprenda a escrevê-la para representar qualquer molécula.

Fórmulas Químicas

Entenda o que representam as fórmulas químicas denominadas como fórmula molecular, fórmula eletrônica de Lewis e fórmula estrutural, usadas para os compostos moleculares.

Íon-fórmula

Aprenda a construir um íon-fórmula ou fórmula mínima de um composto iônico utilizando as cargas dos átomos envolvidos.

Ligação covalente

Saiba tudo sobre a ligação covalente. Entenda como é formada e quais elementos podem formar esse tipo de ligação.

Ligação Covalente Dativa ou Coordenada

Entenda do que se trata a ligação covalente dativa, também denominada ligação covalente coordenada, e veja alguns exemplos desse tipo de ligação química.

Ligação Covalente, Molecular ou Homopolar

Ligação Covalente é a união estabelecida entre átomos por meio de compartilhamento de elétrons.

Ligação Iônica, Eletrovalente ou Heteropolar

Ligação Iônica é a única em que ocorre transferência definitiva de elétrons.

Ligação Metálica

Entenda como ocorre a ligação metálica e como ela é responsável pelas principais propriedades dos metais que são tão usados em nossa sociedade.

Ligação sigma

Aprenda como uma ligação sigma é formada e como ela pode ser classificada.

Ligações pi

Aprenda a reconhecer quando uma ligação pi está presente em uma molécula e também a interpretar o desenho dessa ligação.

Montagem de fórmula estrutural

Veja como fazer a montagem da fórmula estrutural de um composto covalente.

Montagem de uma fórmula molecular

Conheça o passo a passo para realizar a montagem de uma fórmula molecular de compostos covalentes simples.

Propriedades dos compostos iônicos

Conheça as particularidades de cada uma das propriedades dos compostos iônicos. Clique e confira!

Propriedades dos compostos moleculares

Conheça as particularidades das principais propriedades dos compostos moleculares!

Regra do octeto nas ligações químicas

Conheça a teoria ou regra do octeto, que explica porque a maioria dos átomos precisam realizar ligações químicas para ficar estáveis.

Tipos de ligações químicas

Conheça as características dos diferentes tipos de ligações químicas!