Metais, semimetais e ametais

A tabela periódica foi organizada de acordo com a propriedade dos elementos, dentro dessa organização existem os metais, semimetais e ametais.

Os semimetais formam uma linha diagonal do boro ao polônio
Os semimetais formam uma linha diagonal do boro ao polônio
PUBLICIDADE

A tabela periódica foi organizada de acordo com as propriedades dos elementos. Vamos tratar aqui de uma subdivisão que diz respeito à classificação do elemento em Metal, semimetal e ametal.

Diante da tabela podemos perceber claramente a posição de cada uma destas classes, até porque elementos com as mesmas propriedades se encontram próximos uns dos outros.



A ilustração demonstra, através das cores, a posição na tabela:


• Metais – cor amarela
• Ametais – cor vermelha
• Semimetais – cor azul


Nota: o quadrado vermelho à esquerda da figura representa o elemento hidrogênio (ametal).

Vejamos a seguir algumas das propriedades dos:

Metais: a maioria dos elementos pertencentes a esta classe se apresentam no estado sólido, o mercúrio (Hg) é uma exceção, é o único metal líquido. Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios).

Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados. Esta última característica se deve ao fato de que, quando presentes no estado sólido, os ametais se fragmentam, não sendo possível transformá-los em objetos.

Semimetais: possuem características intermediárias entre os metais e os não metais, como por exemplo, a condutibilidade elétrica intermediária, brilho metálico moderado, temperatura de fusão elevada e podem se fragmentar.


Por Líria Alves
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................