Misturas homogêneas

As misturas homogêneas apresentam uma única fase, como por exemplo, água e álcool e o ar que respiramos.

Destilação simples - Método que permite separar as misturas homogêneas
Destilação simples - Método que permite separar as misturas homogêneas
PUBLICIDADE

Antes de tudo, é preciso definir o que é uma mistura: é formada por duas ou mais substâncias e pode se classificar em mistura homogênea ou heterogênea.

A mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase e a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Daí pode surgir a dúvida: o que é fase? Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

Podemos citar como exemplo de mistura homogênea, a mistura de água e álcool. Percebe-se a olho nu que esta mistura apresenta uma única fase, porém, é constituída de moléculas de H2O e de C2H6O (álcool). Outro exemplo é o ar que respiramos, é difícil acreditar, mas uma substância invisível aos nossos olhos consiste em uma mistura de nitrogênio, oxigênio e outros gases que apresentam aspecto visual homogêneo.

Vamos ver agora quais os métodos que permitem separar as misturas homogêneas:

Destilação simples: procedimento empregado na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido. A mistura é aquecida até entrar em ebulição e em seguida ocorre uma condensação dos vapores do líquido, este método é usado para separar sal e água.

Destilação fracionada: método que se baseia no ponto de vaporização, usado para separar misturas homogêneas líquidas. A destilação do petróleo obedece a este método e cada componente é destilado a uma temperatura diferente.

Fusão fracionada: método que se baseia no ponto de fusão dos componentes da mistura, é usado para separar mistura homogênea composta por vários sólidos. Como cada sólido possui um ponto de fusão diferente, basta aquecer a mistura fazendo com que o sólido com ponto de fusão maior escoe, separando-se dos de ponto de fusão menores, como por exemplo, a separação de enxofre e areia que segue este método.


Por Líria Alves
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................