O método científico

Como elaborar uma lei científica?
Como elaborar uma lei científica?
PUBLICIDADE

Dosar, misturar, agitar, aquecer, observar, concluir..., todos esses passos fazem parte do método científico. Portar-se como um cientista não é algo tão difícil, aliás, fazemos isso desde criança. Lembra da fase dos porquês? Por que o céu é azul? Por que preciso comer verduras? Por que o milho de pipoca estoura?

Assim como uma criança curiosa, o método científico retrata a forma como os cientistas olham o universo que os cerca. O que os leva às suposições, leis, teorias, hipóteses e descobertas? O olhar atento para tudo que ocorre ao nosso redor.

O método científico começa com a observação, como por exemplo, atentar-se para o fato de que uma solução está exalando fumaça. Em seguida, parte-se para a problematização (o porquê do fato). Surge a hipótese (explicação plausível) e para comprová-la, utiliza-se a experimentação, na qual o cientista vai repetir o mesmo procedimento, com diferentes quantidades de substâncias e ordem em que foram misturadas.
Constatado o porquê do aparecimento da fumaça, ele poderá descrevê-lo em forma de enunciado (uma lei).
Lei é o termo usado para descrever eventos que se manifestam de maneira invariável e uniforme.

Através desta sequência de fatos, temos o esboço do método científico, que nada mais é do que uma união de todos os procedimentos: observação, problematização, hipótese, experimentação e lei.


Por Líria Alves
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................