Poluição e chuva ácida

Gases gerados por automóveis causam chuva ácida.
Gases gerados por automóveis causam chuva ácida.
PUBLICIDADE

O termo chuva ácida significa a precipitação de componentes ácidos que se encontram nas chuvas, neves, neblinas, provenientes da poluição atmosférica.

Nos últimos 100 anos, houve um aumento significativo de indústrias e com elas a poluição também teve um avanço enorme. É claro que as Indústrias têm um papel importante na sociedade, o problema está nos danos irreparáveis ao meio ambiente que elas vêm causando. E não é só dessa fonte de poluentes que se trata o contexto, a poluição gasosa (dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio) é gerada também por automóveis, que aumentaram bruscamente nos últimos anos.

A combinação desses poluentes com o vapor de água existente na atmosfera vai se acumulando em nuvens, ocorrendo assim sua condensação, da mesma forma como são originadas as chuvas comuns.

Na natureza, a água reage com certos óxidos formando ácidos. O ácido carbônico (H2CO3) se forma quando o dióxido de carbono também chamado de gás carbônico (CO2) se dissolve na água. Veja a reação:

H2O + CO2 =  H2CO3 (ácido carbônico)

Aqui o pH da água pura que era 7,0 passa para 5,6, que é o equilíbrio com o CO2 atmosférico. Para a chuva ser ácida seu pH tem que ser menor que 5,6.

A chuva atinge pH menor que 5,6 quando óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio, presentes na atmosfera poluída, se unem às gotas d’água nas nuvens, formando ácidos fortes como ácido sulfúrico e ácido nítrico. Surge então a “Chuva Ácida” que ao cair no ambiente terrestre causa danos irreversíveis aos rios, lagos, matando os peixes, as plantas, etc.

A saúde humana também é afetada pelas chuvas ácidas, não diretamente, mas pelas partículas suspensas de ar que conduzem à chuva ácida. O aquecimento de forma desigual da Terra resulta em ventos globais na atmosfera, esses ventos auxiliam gases, líquidos e cinzas (poluentes) a se espalharem com mais facilidade.


Por Líria Alves
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................