Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição

Moléculas de água se agrupando
Moléculas de água se agrupando
PUBLICIDADE

O Ponto de Ebulição (PE) de uma substância é a temperatura em que ela passa do estado líquido para o gasoso (ou estado de vapor).

É importante ressaltar que ebulição é diferente de evaporação, pois apesar de ambas serem a passagem do líquido para o gasoso, estes processos se dão de forma diferente. A evaporação ocorre de forma lenta e somente na superfície da substância. Exemplos de evaporação são: a roupa secando no varal e a evaporação de um rio.

Já a ebulição é quando há um aumento da temperatura e as moléculas passam para o estado gasoso de forma tumultuada e em toda a sua extensão. Exemplo: quando se ferve a água em uma panela.

Cada substância tem um valor para o seu PE; o da água é de 100°C ao nível do mar. Se mudarmos a pressão, não sendo ao nível do mar, este valor muda, ou seja, se aumentarmos a pressão, o PE também aumentará e vice-versa.

Vale lembrar também que o valor do PE é igual ao do ponto de condensação ou liquefação. O que determinará se está ocorrendo uma ebulição ou uma condensação será a situação, ou seja, se está aquecendo ou resfriando o sistema.

O Ponto de Fusão (PF) é a temperatura em que certa substância passa do estado sólido para o líquido. Seu valor também é igual ao ponto de solidificação, pois é o caminho inverso, ou seja, a passagem do líquido para o sólido.

No caso da água, ao nível do mar, seu PF é de 0°C. Alguns exemplos de PF e PE estão listados abaixo:

Ponto de Fusão e de Ebulição de alguns materiais presentes no dia a dia

O PE e o PF são considerados propriedades periódicas, isto é, seus valores crescem ou decrescem na medida em que o número atômico dos elementos químicos aumenta e que não se repete em períodos determinados ou regulares.

Assim, na Tabela Periódica, a variação dos PF e PE pode ser representada conforme a figura abaixo:

Crescimento do ponto de fusão e de ebulição na Tabela Periódica

Por possuir o maior PF (3422°C) entre os metais, o tungstênio (W) é utilizado em filamentos de lâmpadas incandescentes. Uma anomalia, que não segue esta representação periódica feita acima, é o carbono. Ele possui PF= 3550°C e PE= 4287°C; isto ocorre porque este elemento tem a propriedade de originar estruturas formadas por um grande número de átomos.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Albert Einstein
Descubra a biografia do maior gênio da humanidade. Leia já!

..................................................

Parto Cesariana
Quando a cesariana deve ser recomendada? Explore mais!

..................................................