Química Ambiental

PUBLICIDADE

A Química tem um papel muito importante para o meio ambiente de nosso planeta. A maioria das pessoas culpa a Química pela poluição e degradação da natureza. É verdade que o mau uso e/ou o uso em excesso de produtos químicos pode trazer vários prejuízos à saúde do planeta.

No entanto, muitos dos problemas ambientais que se iniciaram em décadas passadas, como a contaminação biológica das águas de consumo, só serão solucionados quando forem aplicados métodos científicos em geral e químicos em particular.

É preciso reconhecer que a maior parte dos problemas ambientais hoje em dia, como o aquecimento global, se dá em razão das substâncias produzidas sinteticamente pela ação da química. O problema não está na Química em si, mas, sim, no uso irracional, egoísta, ganancioso, desenfreado e em excesso destes produtos por parte do ser humano.

Em outro extremo notamos que o meio ambiente é químico, ou seja, possui compostos químicos naturais que podem solucionar grandes problemas da humanidade, como o câncer, só para citar um exemplo.

Assim, nesta seção será analisada a química responsável pelos problemas ambientais, a química do meio ambiente e a importância desta ciência para a resolução dos problemas existentes neste campo e para o impedimento de outros que possam vir a surgir.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
ARTIGOS DE "Química Ambiental"
Confira os artigos da seção Química Ambiental
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................