Química dos Esteroides

A testosterona é o principal esteroide hormonal masculino e é usada para a síntese dos esteroides anabolizantes
A testosterona é o principal esteroide hormonal masculino e é usada para a síntese dos esteroides anabolizantes

Os esteroides são uma classe de compostos de grande importância biológica para vegetais e animais. Eles pertencem ao grupo dos lipídios de moléculas complexas. Todos os esteroides possuem a estrutura básica mostrada abaixo, com 17 átomos de carbono organizados em quatro ciclos, sendo três ciclos de 6 carbonos e um deles de 5 carbonos:

Estrutura comum aos esteroides

A diferença entre os esteroides está nos grupos funcionais que se ligam a essa estrutura básica, que podem ser álcoois, cetonas, enóis, ácidos carboxílicos, entre outros.

De acordo com a estrutura química e as funções biológicas, como os hormônios, os esteroides podem ser classificados em sete grupos:

  • Estrogênios: esteroides sexuais femininos, sendo que o principal deles é o estradiol. Esse hormônio é produzido nos ovários a partir da testosterona, que será mencionada a seguir. O estradiol é a base para os estrógenos, responsáveis pelo desenvolvimento das características femininas, como o formato do corpo, o ciclo menstrual e a ovulação.
  • Androgênios: esteroides sexuais masculinos, e o principal é a testosterona. Ele é o hormônio responsável pelo crescimento muscular, pela produção de espermatozoides e pelo desenvolvimento das características masculinas, como voz grossa, barba e comportamento mais agressivo.

A partir da testosterona são produzidos em laboratório os hormônios sintéticos conhecidos como esteroides anabolizantes. Eles têm como principal função o ganho de massa muscular e a diminuição de gordura. Por isso, eles são indicados por médicos em casos específicos, como em pacientes que têm distúrbios de queda de testosterona, como o hipogonadismo, em tratamento contra obesidade para aumentar o metabolismo da pessoa e também em pacientes portadores de HIV, para recuperar a massa muscular e reforçar o sistema imunológico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, esse uso só deve ser realizado com acompanhamento médico. Quando jovens e atletas utilizam desses hormônios indiscriminadamente, somente em busca de beleza, força e melhor desempenho nas provas, as consequências para a saúde são terríveis. Abaixo temos alguns dos efeitos indesejáveis dos esteroides anabolizantes:

Efeitos indesejáveis dos esteroides anabolizantes

  • Progestanos: O principal desse esteroide em humanos é a progesterona. Ela é um dos estrógenos vindos do estradiol e é encontrada no ovário, placenta e nas adrenais. É a progesterona que impede que uma mulher grávida tenha uma nova ovulação e, consequentemente, a fertilização do óvulo, por isso, ela é usada em anticoncepcionais;
  • Mineralocorticoides: Um exemplo é o cortisol;
  • Glicocorticoides: O principal é a aldosterona;
  • Vitamina D: O principal em humanos é o 1,25-Di-idroxivitamina (D3). Ela está envolvida em diversas funções corporais, como a atividade imunológica, fortalecimento de ossos, desenvolvimento embrionário, além de inibir o câncer.
  • Ácidos biliares: Estão estruturalmente relacionados ao colesterol. O colesterol serve de base para inúmeros processos químicos do organismo, como a síntese da vitamina D e dos hormônios sexuais feminino e masculino. O colesterol é sintetizado por nossas células, principalmente as do fígado e intestino, e também pode ser absorvido por meio da alimentação, como através das gorduras de origem animal (carnes vermelhas, ovos e laticínios).

Exemplos de esteroides de sete classes diferentes

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Testosterona

Entenda o que é a testosterona e conheça as principais funções desse hormônio presente em grande quantidade no corpo masculino.