Química Nuclear

A química nuclear surgiu de experimentos científicos realizados no ano de 1938, mas ficou mais conhecida após a Segunda Guerra Mundial.

Bomba atômica

Química nuclear é a área da química que estuda materiais utilizados para fins nucleares.
Mas como esta ciência surgiu?

Em 1938, Hahn e Strassmann, cientistas da Alemanha, realizavam experimentos bombardeando urânio com nêutrons, e assim acabaram por fissionar (quebrar) urânio (235U), desta forma a energia nuclear surgiu: da divisão de um núcleo atômico quando este se chocou com um nêutron.

A energia Nuclear ficou mais conhecida após a Segunda Guerra Mundial, em razão das explosões de bombas atômicas nesse período. Mas este avanço científico tem seus benefícios:

Na medicina: É peça fundamental para o tratamento de tumores cancerígenos (quimioterapia);

Na indústria: a radioatividade é utilizada para gerar energia substituinte à energia gerada por hidrelétricas.

Por: Líria Alves

A Descoberta da Radioatividade

A descoberta da radioatividade contou com o trabalho de inúmeros cientistas, tais como: Röentgen, Becquerel, o casal Curie e Rutherford.

Acidente com césio-137 em Goiânia

Conheça a triste e alarmante história do segundo maior acidente nuclear do mundo, o acidente com o césio-137, ocorrido em Goiânia.

Acidente de Chernobyl

Clique e veja o que foi o acidente de Chernobyl. Entenda quando e como esse acidente nuclear aconteceu e quais foram as suas consequências.

Cálculos de meia-vida

Clique e aprenda a realizar cálculos que envolvem a meia-vida de amostras radioativas a partir de valores em massa, porcentagem e em fração.

Efeitos biológicos das radiações

Conheça os efeitos causados pela exposição às principais fontes de radiação, como as radiações alfa, beta e gama e os raios X.

Energia Nuclear

Conheça as vantagens e as desvantagens do uso da energia nuclear.

Fissão Nuclear

Fissão nuclear é a partição de um núcleo atômico pesado e instável provocado pelo bombardeamento de nêutrons moderados.

Fusão Nuclear

Veja o conceito de fusão nuclear, suas características, como ela ocorre no Sol, a energia que ela libera e seu uso para gerar energia por meio de reatores nucleares.

Leis da radioatividade

Clique e aprenda as leis da radioatividade, que estudam como o núcleo de um átomo comporta-se quando emite radiações alfa ou beta.

O Sol pode ter fim?

Descubra se o Sol pode um dia chegar ao fim, quanto tempo isso irá demorar a acontecer, como se dará e quais serão as consequências para a Terra.

Período de Meia-Vida

Período de Meia-Vida ou Período de Semidesintegração (P ou t1/2) é o tempo para uma amostra radioativa reduzir à metade.

Radiações alfa, beta e gama

Conheça as principais radiações nucleares: alfa, beta e gama. Veja o que constitui cada uma, seu poder de penetração e as consequências para a saúde do ser humano.

Rádio - um elemento químico radioativo

Conheça a história da descoberta do elemento químico rádio, como foi a chamada “Era do Rádio”, que ocorreu principalmente nos EUA, e suas aplicações hoje.