Radioatividade

A descoberta e o estudo da Radioatividade proporcionaram ao ser humano a utilização da radiação em diversas áreas de interesse e benefícios ao homem.

Símbolo que indica que em determinada área existe radiação
Símbolo que indica que em determinada área existe radiação

O estudo e a busca de alguns cientistas em desvendar os mistérios e características do formador da matéria (o átomo) fez com que algumas descobertas fossem realizadas e que levassem a resultados antes inimagináveis. Um exemplo foi o físico alemão Roentgen, que descobriu o Raio X.

Já Rutherford descobriu algumas radiações (alfa e beta), enquanto Becquerel, Marie e Pierre Curie são exemplos de cientistas que, ao estudar o comportamento atômico, descobriram átomos capazes de eliminar energia na forma de radiação (isótopos radioativos). Assim, o estudo da Radioatividade foi iniciado.

Defini-se Radioatividade como a capacidade do núcleo de um átomo em emitir energia na forma de radiação. Essa energia (radiação) é emitida quando o átomo apresenta um núcleo instável (apresentando número de prótons igual ou superior a 84), eliminando-a com o objetivo de atingir a estabilidade. A estabilidade será atingida quando o núcleo apresentar 82 prótons.

A emissão da radiação a partir do núcleo atômico pode ser realizada de formas diferentes, sendo elas:

  • Na forma de partículas (radiações alfa e beta)

  • Na forma de onda eletromagnética (radiação gama)

O ser humano, ao longo da sua história, apresentou diversas necessidades que se intensificam e se modificam a cada dia. Dentro desse contexto, o estudo da radioatividade vem contribuindo para que novas alternativas e tecnologias sejam desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida do ser humano. Exemplos dessas alternativas são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Na medicina: a radiografia e a mamografia utilizam da radiação para a visualização de estruturas do nosso organismo, assim como a radioterapia atua no tratamento do câncer.

Raio X utilizado para mostrar estruturas ósseas
Raio X utilizado para mostrar estruturas ósseas

Exame de mamografia
Exame de mamografia

- Uso industrial: muitas indústrias farmacêuticas utilizam a radiação como método para realizar a esterilização de materiais, como luvas e seringas.

- Na agricultura: a radiação pode ser utilizada para auxiliar na prevenção de pragas (inibindo a multiplicação de microrganismos por alterar suas estruturas moleculares), na conservação de alguns produtos agrícolas, no acompanhamento do desenvolvimento de vegetais.

Assim, podemos verificar que a radioatividade apresenta grande importância no dia a dia do ser humano, seja de forma direta ou indireta, desmistificando o medo popular de que a radiação trata-se de algo que apenas prejudica o ser humano.

Por: Diogo Lopes Dias

Artigos relacionados

A Descoberta da Radioatividade

A descoberta da radioatividade contou com o trabalho de inúmeros cientistas, tais como: Röentgen, Becquerel, o casal Curie e Rutherford.

A Radioatividade em Prol da Medicina

A importânicia da radiação para a saúde humana.

Acidente com césio-137 em Goiânia

Conheça a triste e alarmante história do segundo maior acidente nuclear do mundo, o acidente com o césio-137, ocorrido em Goiânia.

Acidente de Chernobyl

Clique e veja o que foi o acidente de Chernobyl. Entenda quando e como esse acidente nuclear aconteceu e quais foram as suas consequências.

Bomba atômica

Clique aqui e saiba tudo sobre bomba atômica. Entenda como ela funciona. Descubra quais são seus tipos e quais são seus efeitos. Conheça sua história.

Cinética das desintegrações radioativas

Veja como podemos desenvolver vários cálculos sobre a cinética das desintegrações radioativas.

Efeitos biológicos das radiações

Conheça os efeitos causados pela exposição às principais fontes de radiação, como as radiações alfa, beta e gama e os raios X.

Energia Nuclear

Conheça as vantagens e as desvantagens do uso da energia nuclear.

Famílias radioativas

Saiba o que são as famílias radioativas e a forma para descobrir se um átomo faz parte ou não de alguma delas.

Fissão Nuclear

Fissão nuclear é a partição de um núcleo atômico pesado e instável provocado pelo bombardeamento de nêutrons moderados.

Fusão Nuclear

Veja o conceito de fusão nuclear, suas características, como ela ocorre no Sol, a energia que ela libera e seu uso para gerar energia por meio de reatores nucleares.

Leis da radioatividade

Clique e aprenda as leis da radioatividade, que estudam como o núcleo de um átomo comporta-se quando emite radiações alfa ou beta.

Período de Meia-Vida

Período de Meia-Vida ou Período de Semidesintegração (P ou t1/2) é o tempo para uma amostra radioativa reduzir à metade.

Radiação

Descubra o que é radiação, como ela é produzida e utilizada e que riscos oferece à saúde humana. Veja alguns acidentes marcantes na história da radiação.

Radiação ionizante

Clique aqui e saiba o que é radiação ionizante. Conheça seus tipos e suas fontes. Descubra quais são seus principais efeitos à saúde.

Radiações alfa, beta e gama

Conheça as principais radiações nucleares: alfa, beta e gama. Veja o que constitui cada uma, seu poder de penetração e as consequências para a saúde do ser humano.

Rádio - um elemento químico radioativo

Conheça a história da descoberta do elemento químico rádio, como foi a chamada “Era do Rádio”, que ocorreu principalmente nos EUA, e suas aplicações hoje.

Tipos de Radiações

Ondas eletromagnéticas que se propagam com velocidade e energia elevada.

Transmutação artificial

Acesse este link para entender a reação de transmutação. Conheça aqui cada uma das partículas (alfa, beta, próton, pósitron, dêuteron e nêutron) que podem ser utilizadas para promover a transformação do átomo de um elemento em outro átomo de um elemento diferente.

Uso da Radioatividade na Medicina

Descubra quais são as aplicações da radioatividade na medicina, tanto na área de diagnóstico de patologias e disfunções, quanto no tratamento de diversas doenças.