Radioatividade

A descoberta e o estudo da Radioatividade proporcionaram ao ser humano a utilização da radiação em diversas áreas de interesse e benefícios ao homem.

Símbolo que indica que em determinada área existe radiação
Por Diogo Lopes Dias

O estudo e a busca de alguns cientistas em desvendar os mistérios e características do formador da matéria (o átomo) fez com que algumas descobertas fossem realizadas e que levassem a resultados antes inimagináveis. Um exemplo foi o físico alemão Roentgen, que descobriu o Raio X.

Já Rutherford descobriu algumas radiações (alfa e beta), enquanto Becquerel, Marie e Pierre Curie são exemplos de cientistas que, ao estudar o comportamento atômico, descobriram átomos capazes de eliminar energia na forma de radiação (isótopos radioativos). Assim, o estudo da Radioatividade foi iniciado.

Defini-se Radioatividade como a capacidade do núcleo de um átomo em emitir energia na forma de radiação. Essa energia (radiação) é emitida quando o átomo apresenta um núcleo instável (apresentando número de prótons igual ou superior a 84), eliminando-a com o objetivo de atingir a estabilidade. A estabilidade será atingida quando o núcleo apresentar 82 prótons.

A emissão da radiação a partir do núcleo atômico pode ser realizada de formas diferentes, sendo elas:

• Na forma de partículas (radiações alfa e beta)

• Na forma de onda eletromagnética (radiação gama)

O ser humano, ao longo da sua história, apresentou diversas necessidades que se intensificam e se modificam a cada dia. Dentro desse contexto, o estudo da radioatividade vem contribuindo para que novas alternativas e tecnologias sejam desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida do ser humano. Exemplos dessas alternativas são:

- Na medicina: a radiografia e a mamografia utilizam da radiação para a visualização de estruturas do nosso organismo, assim como a radioterapia atua no tratamento do câncer.

Raio X utilizado para mostrar estruturas ósseas

Exame de mamografia

- Uso industrial: muitas indústrias farmacêuticas utilizam a radiação como método para realizar a esterilização de materiais, como luvas e seringas.

- Na agricultura: a radiação pode ser utilizada para auxiliar na prevenção de pragas (inibindo a multiplicação de microrganismos por alterar suas estruturas moleculares), na conservação de alguns produtos agrícolas, no acompanhamento do desenvolvimento de vegetais.

Assim, podemos verificar que a radioatividade apresenta grande importância no dia a dia do ser humano, seja de forma direta ou indireta, desmistificando o medo popular de que a radiação trata-se de algo que apenas prejudica o ser humano.

Por Diogo Lopes Dias
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.