Reações com hidretos

As reações com hidretos são fenômenos químicos para a obtenção de base inorgânica, gás hidrogênio, além de alguns ametais e semimetais sólidos.

O gás hidrogênio é um dos produtos formados em reações com hidretos
O gás hidrogênio é um dos produtos formados em reações com hidretos
Por Diogo Lopes Dias
PUBLICIDADE

Hidretos são compostos binários (formados por dois elementos) nos quais o hidrogênio é o átomo mais eletronegativo. Eles são formados por metais de alta eletropositividade ou metais e semimetais de baixa eletronegatividade.

As reações com hidretos são também denominadas de reações de obtenção de gás hidrogênio, já que, independentemente do hidreto presente, o gás hidrogênio é sempre um dos produtos dessa reação.

Existem apenas dois tipos de reações com hidretos: reação de decomposição e reações de hidretos com a água.

Para saber que tipo de composto químico será formado nessas reações, é fundamental conhecer a classificação dos hidretos. Eles podem ser:

  • Iônicos: formados por metais das famílias IA, IIA ou IIIA;

  • Moleculares: formados por semimetais ou ametais de baixa eletronegatividade.

1º caso: Reações de hidretos por decomposição

As reações de decomposição que envolvem os hidretos moleculares e iônicos são aquelas em que os hidretos, por serem instáveis, modificam sua estrutura química, dando origem a novos compostos de forma espontânea.

Independentemente se o hidreto for iônico ou molecular, os produtos da reação serão sempre um sólido e o gás hidrogênio:

YH → Y(s) + H2

Quando o hidreto é iônico, o sólido formado é um metal. Se o hidreto é molecular, o sólido formado pode ser um ametal ou semimetal.

2º caso: Reações com hidretos e água

As reações com hidretos e água só ocorrem com hidretos iônicos, em razão da afinidade dos metais com o grupo hidroxila (OH), presente na água. Assim, sempre que um hidreto iônico reage com a água, os produtos formados são uma base inorgânica e o gás hidrogênio.

YH + H2O → YOH + H2

Exemplos:

  • Decomposição do hidreto de silício

Quando o hidreto de silício (SiH4) sofre decomposição, formam-se silício sólido e gás hidrogênio, como representado na equação a seguir:

SiH4 → Si(s) + 2 H2

  • Decomposição do hidreto de arsênio

Quando o hidreto de arsênio (AsH3) sofre decomposição, formam-se arsênio sólido e gás hidrogênio, como representado na equação a seguir:

AsH3 → As(s) + 3/2H2

  • Hidreto de cálcio com água

O hidreto de cálcio (CaH2) possui em sua composição o elemento cálcio, pertencente à família IIA da Tabela Periódica, por essa razão, ele é um hidreto iônico.

Assim sendo, quando reage com a água, sempre origina uma base inorgânica. Essa base é formada pela combinação do cátion Ca+2 com o ânion OH-1 (comum a toda base) e o gás hidrogênio (H2).

Veja a equação química devidamente balanceada que representa a reação entre o hidreto de cálcio e a água:

1 CaH2 + 2 H2O → 1 Ca(OH)2 + 2 H2

  • Hidreto de lítio com água

O hidreto de lítio (LiH), como o próprio nome indica, possui em sua composição o elemento lítio, pertencente à família IA da Tabela Periódica, por essa razão, ele é iônico.

Assim sendo, quando reage com a água, sempre origina uma base inorgânica. Essa base é formada pela combinação do cátion Li+ com o ânion OH-1 (comum a toda base) e o gás hidrogênio (H2).

Veja a equação química devidamente balanceada que representa a reação entre o hidreto de lítio e a água:

1 LiH + 1 H2O → 1 LiOH + 1 H2

  • Hidreto de índio com água

O hidreto de índio (InH3), como o próprio nome indica, possui em sua composição o elemento índio, pertencente à família IIIA da Tabela Periódica, por essa razão, ele é iônico.

Assim sendo, quando reage com a água, sempre origina uma base inorgânica. Essa base é formada pela combinação do cátion In+3 com o ânion OH-1 (comum a toda base) e o gás hidrogênio (H2).

Veja a equação química devidamente balanceada que representa a reação entre o hidreto de índio e a água:

1 InH3 + 3 H2O → 1 In(OH)3 + 3 H2


Por Diogo Lopes Dias
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................