Reações com hidretos

As reações com hidretos são fenômenos químicos para a obtenção de base inorgânica, gás hidrogênio, além de alguns ametais e semimetais sólidos.

O gás hidrogênio é um dos produtos formados em reações com hidretos
O gás hidrogênio é um dos produtos formados em reações com hidretos
PUBLICIDADE

Hidretos são compostos binários (formados por dois elementos) nos quais o hidrogênio é o átomo mais eletronegativo. Eles são formados por metais de alta eletropositividade ou metais e semimetais de baixa eletronegatividade.

As reações com hidretos são também denominadas de reações de obtenção de gás hidrogênio, já que, independentemente do hidreto presente, o gás hidrogênio é sempre um dos produtos dessa reação.

Existem apenas dois tipos de reações com hidretos: reação de decomposição e reações de hidretos com a água.

Para saber que tipo de composto químico será formado nessas reações, é fundamental conhecer a classificação dos hidretos. Eles podem ser:

  • Iônicos: formados por metais das famílias IA, IIA ou IIIA;

  • Moleculares: formados por semimetais ou ametais de baixa eletronegatividade.

1º caso: Reações de hidretos por decomposição

As reações de decomposição que envolvem os hidretos moleculares e iônicos são aquelas em que os hidretos, por serem instáveis, modificam sua estrutura química, dando origem a novos compostos de forma espontânea.

Independentemente se o hidreto for iônico ou molecular, os produtos da reação serão sempre um sólido e o gás hidrogênio:

YH → Y(s) + H2

Quando o hidreto é iônico, o sólido formado é um metal. Se o hidreto é molecular, o sólido formado pode ser um ametal ou semimetal.

2º caso: Reações com hidretos e água

As reações com hidretos e água só ocorrem com hidretos iônicos, em razão da afinidade dos metais com o grupo hidroxila (OH), presente na água. Assim, sempre que um hidreto iônico reage com a água, os produtos formados são uma base inorgânica e o gás hidrogênio.

YH + H2O → YOH + H2

Exemplos:

  • Decomposição do hidreto de silício

Quando o hidreto de silício (SiH4) sofre decomposição, formam-se silício sólido e gás hidrogênio, como representado na equação a seguir:

SiH4 → Si(s) + 2 H2

  • Decomposição do hidreto de arsênio

Quando o hidreto de arsênio (AsH3) sofre decomposição, formam-se arsênio sólido e gás hidrogênio, como representado na equação a seguir:

AsH3 → As(s) + 3/2H2

  • Hidreto de cálcio com água

O hidreto de cálcio (CaH2) possui em sua composição o elemento cálcio, pertencente à família IIA da Tabela Periódica, por essa razão, ele é um hidreto iônico.

Assim sendo, quando reage com a água, sempre origina uma base inorgânica. Essa base é formada pela combinação do cátion Ca+2 com o ânion OH-1 (comum a toda base) e o gás hidrogênio (H2).

Veja a equação química devidamente balanceada que representa a reação entre o hidreto de cálcio e a água:

1 CaH2 + 2 H2O → 1 Ca(OH)2 + 2 H2

  • Hidreto de lítio com água

O hidreto de lítio (LiH), como o próprio nome indica, possui em sua composição o elemento lítio, pertencente à família IA da Tabela Periódica, por essa razão, ele é iônico.

Assim sendo, quando reage com a água, sempre origina uma base inorgânica. Essa base é formada pela combinação do cátion Li+ com o ânion OH-1 (comum a toda base) e o gás hidrogênio (H2).

Veja a equação química devidamente balanceada que representa a reação entre o hidreto de lítio e a água:

1 LiH + 1 H2O → 1 LiOH + 1 H2

  • Hidreto de índio com água

O hidreto de índio (InH3), como o próprio nome indica, possui em sua composição o elemento índio, pertencente à família IIIA da Tabela Periódica, por essa razão, ele é iônico.

Assim sendo, quando reage com a água, sempre origina uma base inorgânica. Essa base é formada pela combinação do cátion In+3 com o ânion OH-1 (comum a toda base) e o gás hidrogênio (H2).

Veja a equação química devidamente balanceada que representa a reação entre o hidreto de índio e a água:

1 InH3 + 3 H2O → 1 In(OH)3 + 3 H2


Por Diogo Lopes Dias
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................