Solubilidade

A solubilidade indica a quantidade de soluto dissolvida em um solvente por meio de um enunciado, gráfico ou tabela.

Solução salina formada por cloreto de sódio dissolvido em água
Solução salina formada por cloreto de sódio dissolvido em água
Por Diogo Lopes Dias
PUBLICIDADE

Solubilidade, ou coeficiente de solubilidade (representado pela sigla CS), é a propriedade física da matéria que indica a quantidade de certo soluto que pode ser dissolvida em uma quantidade padrão de solvente, ou seja, a quantidade de soluto que saturará uma solução.

A quantidade de soluto que será dissolvida em um solvente é influenciada por apenas dois fatores:

  • A quantidade de solvente presente na solução: quanto maior a quantidade de solvente que a solução apresentar, maior a quantidade de soluto que poderá ser dissolvido;

  • A temperatura a que a solução foi submetida: se o soluto for endotérmico, quanto maior a temperatura do solvente, maior a quantidade de soluto dissolvida; se o soluto for exotérmico, quanto menor a temperatura do solvente, maior a quantidade de soluto dissolvida.

OBS.: Soluto endotérmico é aquele que se dissolve melhor no solvente quente. Já o soluto exotérmico é aquele que se dissolve melhor no solvente frio.

Como a solução é determinada pela dissolução do soluto no solvente, podemos determinar a massa de uma solução pela soma da massa do solvente e do soluto que foram utilizados no seu preparo.

m = m1 + m2

A solubilidade, ou o coeficiente de solubilidade, pode ser expresso de três formas diferentes:

a) Solubilidade expressa em forma de texto

O coeficiente de solubilidade pode ser indicado em forma de texto, como podemos observar no exercício a seguir:

Exemplo 1- (EEM-SP- adaptada) Evapora-se completamente a água de 40 g de solução saturada de nitrato de prata, sem corpo de fundo, e obtêm-se 15 g de resíduo sólido. O coeficiente de solubilidade para o nitrato de prata nessa solução será de quanto?

O exercício fornece os seguintes dados:

  • Massa da solução: 40 gramas

  • Resíduo: 15 gramas se a água foi totalmente evaporada, logo, essa massa de sólido estava dissolvida, assim, trata-se da massa do soluto (m1).

Logo, podemos determinar a massa do solvente antes da evaporação:

m = m1 + m2

40 = 15 + m2

m2 = 40 – 15

m2 = 25 g

Temos, então, que o coeficiente de solubilidade, a 30oC, é que 25 g de água dissolvem 15 gramas de nitrato de prata.

b) Solubilidade em forma de tabela

A tabela a seguir é um exemplo da solubilidade do nitrato de bário [Ba(NO3)2] em água expressa em forma de tabela.

Podemos observar que a tabela sobre solubilidade informa a quantidade de nitrato de bário que pode ser dissolvida em 100 mL de água em três diferentes temperaturas (30oC , 40 oC e 50 oC). Quanto maior a temperatura em que os 100 mL de água estiverem, maior a quantidade de nitrato dissolvido, ou seja, trata-se de um soluto endotérmico.

c) Solubilidade expressa em um gráfico

Quando a solubilidade é expressa na forma de gráfico, este sempre apresenta no eixo x valores de temperatura e, no eixo y, valores de solubilidade, além de uma reta ou curva.

Qualquer ponto localizado sobre a reta ou a curva indica a quantidade máxima de soluto que uma determinada quantidade de solvente dissolverá em certa temperatura. Veja um exemplo:

Se quisermos determinar a solubilidade do soluto X em 100 g de H2O a 40oC, basta tracejar a partir da temperatura 40 até a curva e, em seguida, tracejar na horizontal em direção ao eixo y, como na imagem a seguir:

Por meio do gráfico, podemos determinar que o coeficiente de solubilidade do soluto X, a 40oC, é de 50 g de X para cada 100 g de água.


Por Diogo Lopes Dias
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................