Solutos

Soluções são misturas homogêneas?
Soluções são misturas homogêneas?
Por Líria Alves
PUBLICIDADE

Solutos, solventes e soluções... Como diferenciá-los? Entende-se por solução uma mistura homogênea, como por exemplo, a solução salina. Se você mistura sal à água de forma que todo o sal se dissolva, você terá a mesma composição em qualquer parte do líquido, ou seja, qualquer fração que você tomar estará salgada. Dizemos neste caso, que a água é o solvente e o sal, o soluto.

Mas nem sempre uma solução se apresenta na forma líquida, pois podemos ter soluções gasosas. A nossa própria atmosfera é um exemplo, ela é composta pela mistura de gases. Mas o que é o solvente neste caso? Obviamente que um gás, mais precisamente o oxigênio que se faz presente em 79% da composição atmosférica. O restante classifica-se como soluto: oxigênio, dióxido de carbono e outros gases.

E soluções sólidas, existem? Sim, as ligas metálicas são uma ótima demonstração. O que se conhece por bronze, nada mais é, do que uma mistura sólida dos metais - zinco e cobre. E até o próprio ouro encontra-se em solução com outros metais na forma de ligas.


Por Líria Alves
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gastrite
Confira quais são os principais agentes causadores da gastrite.

..................................................

Taxa de fecundidade
Por que essa taxa é menor nos países desenvolvidos? Leia!

..................................................