Variação da Entalpia em Reações Exotérmicas e Endotérmicas

Nas reações exotérmicas, como a combustão, a variação da entalpia é negativa; e, nas endotérmicas, como numa bolsa de gelo, a variação é positiva
Nas reações exotérmicas, como a combustão, a variação da entalpia é negativa; e, nas endotérmicas, como numa bolsa de gelo, a variação é positiva

A variação da entalpia (?H) em uma reação consiste na diferença dada pela entalpia final, ou entalpia dos produtos, pela entalpia inicial, que é a entalpia dos reagentes (Hf – Hi ou HP – HR).

Em reações exotérmicas (exo significa “para fora”), em que há liberação de calor, a energia total do sistema diminuirá. Isso significa que a entalpia dos produtos será menor que a entalpia dos reagentes (HP < HR), portanto, a variação da entalpia será negativa (?H < 0).

Esse tipo de reação pode ter sua variação da entalpia demonstrada por meio de um gráfico que segue o modelo abaixo:

Esquema de um diagrama de variação de entalpia em reações exotérmicas.

Um exemplo de reação exotérmica é a síntese da amônia, mostrada abaixo e representada no diagrama:

N2(g) + 3 H2(g) →  2  NH3(g)        ?H = -92,2 kJ

Esquema de um diagrama de variação de entalpia na síntese da amônia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em reações endotérmicas (endo significa “para dentro”), em que há absorção de calor, a energia total do sistema aumentará. Isso significa que a entalpia dos produtos será maior que a entalpia dos reagentes (HP > HR), portanto, a variação da entalpia será positiva (?H > 0).

O diagrama que representa esse tipo de reação pode ser visto abaixo:

Esquema de um diagrama de variação de entalpia em reações endotérmicas.

Um exemplo de reação endotérmica, que pode ter sua variação de entalpia demonstrada por meio de um diagrama, é a síntese do iodeto de hidrogênio:

1 H2(g) + 1 I2(g) →  2  HI(g)        ?H = +25,96 kJ

Esquema de um diagrama de variação de entalpia na síntese do iodeto de hidrogênio



Videoaulas relacionadas:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Aplicação da Lei de Hess

Veja como é feita a aplicação da lei de Hess no cálculo da variação de entalpia e aprenda a somar as equações termoquímicas.

Bioluminescência

Você sabia que os organismos vivos podem emitir luz visível? Clique aqui e aprenda mais sobre o processo de bioluminescência.

Cálculo da variação de entalpia

Aprenda a realizar o cálculo da variação de entalpia e veja como utilizá-la para classificar uma reação em endotérmica ou exotérmica!

Energia de Ligação

Entenda o que é a energia de ligação existente nas reações envolvendo quebra e formação de ligações.

Entalpia

Entalpia é a energia global de um sistema, mantendo-se a pressão constante.

Entalpia da reação por meio da energia de ligação

Aprenda a determinar a entalpia da reação por meio da energia de ligação.

Entalpia de Combustão

Entenda do que se trata a entalpia de combustão estudada em termoquímica, o que caracteriza uma reação como sendo de combustão e veja exemplos desse tipo de reação.

Entalpia de Formação

Aprenda o que envolve o estudo da entalpia de formação, isto é, a variação da entalpia no processo de formação de uma substância composta a partir de substâncias simples.

Entalpia-Padrão

Descubra o conceito de entalpia-padrão, como determiná-la e veja alguns valores para elementos, substâncias simples e formas alotrópicas mais estáveis.

Equações Termoquímicas

Entenda o que são as equações termoquímicas, que informações elas nos transmitem e veja como escrevê-las corretamente.

Lei de Hess

A lei de Hess diz que para uma dada reação, a variação da entalpia é sempre a mesma, esteja essa reação ocorrendo em uma ou em várias etapas.

Termoquímica

A termoquímica estuda os processos de liberação ou de absorção de calor, envolvidos em reações químicas ou em mudanças de estado físico.

Variação da Entalpia nas Mudanças de Estado Físico

Ao mudar de estado físico, as substâncias precisam ganhar ou liberar determinada quantidade de energia, que é medida pela variação de entalpia.