Budismo

O rosto de Buda
O rosto de Buda
Por Gabriela Cabral
PUBLICIDADE

Criado na Índia pelo príncipe Sirdata Gautama, o Buda, por volta do séc. VI a.C. É um conjunto de princípios éticos, filosóficos e religiosos onde Buda não é considerado um deus e sim um guia espiritual e é venerado por isso. Os seguidores budistas podem conviver com outras religiões, o que torna essa diferenciação importante.

A origem do budismo está no hinduísmo, onde Buda é considerado a nona encarnação de Vishnu (deus do hinduísmo). O budismo se expandiu bastante, mas foi freado na Índia a partir do séc. VII depois da invasão muçulmana, mas, se expandiu intensamente na Ásia.

Os ensinamentos de Buda se baseiam na doutrina hinduísta do samsara, onde após a morte o homem está condenado a reencarnar e agüentar os sofrimentos do mundo. Sua vida futura é definida pelo que o indivíduo realizou na encarnação passada e isso é conhecido como “carma”. Buda ensina que a evolução e o aperfeiçoamento total do espírito permitem encerrar o ciclo de reencarnações; esse ensinamento leva o nome de nirvana. A meditação conforme Buda é o principal caminho para alcançar o nirvana.

Pelo fato de Buda transmitir seus ensinamentos oralmente, houve várias interpretações e cada interpretação deu origem a uma corrente budista. Hoje a corrente que mais se destaca é o budismo tibetano conhecido também como lamaísmo onde Dalai-Lama que quer dizer guru dos oceanos é o líder espiritual. Os Dalai-Lamas são considerados a reencarnações do príncipe Cherezig o Avalokitesvara, possuidor do lótus branco que representa a compaixão. Atualmente Tenzin Gyatso é o 14º Dalai Lama. Nasceu numa família de agricultores na aldeia de Takster no leste do Tibet com o nome de Lhamo Thondup. Foi reconhecido como Dalai-Lama aos dois anos e aos quatro anos foi separado da família e foi morar no Palácio de Potala para uma rigorosa preparação para Dalai- Lama onde estudou o budismo, a história e a filosofia.

Dalai Lama é o pai espiritual de milhares de tibetanos e Prêmio Nobel da paz de 1989.


Por Gabriela Cabral
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................