Budismo

O rosto de Buda
O rosto de Buda
Por Gabriela Cabral
PUBLICIDADE

Criado na Índia pelo príncipe Sirdata Gautama, o Buda, por volta do séc. VI a.C. É um conjunto de princípios éticos, filosóficos e religiosos onde Buda não é considerado um deus e sim um guia espiritual e é venerado por isso. Os seguidores budistas podem conviver com outras religiões, o que torna essa diferenciação importante.

A origem do budismo está no hinduísmo, onde Buda é considerado a nona encarnação de Vishnu (deus do hinduísmo). O budismo se expandiu bastante, mas foi freado na Índia a partir do séc. VII depois da invasão muçulmana, mas, se expandiu intensamente na Ásia.

Os ensinamentos de Buda se baseiam na doutrina hinduísta do samsara, onde após a morte o homem está condenado a reencarnar e agüentar os sofrimentos do mundo. Sua vida futura é definida pelo que o indivíduo realizou na encarnação passada e isso é conhecido como “carma”. Buda ensina que a evolução e o aperfeiçoamento total do espírito permitem encerrar o ciclo de reencarnações; esse ensinamento leva o nome de nirvana. A meditação conforme Buda é o principal caminho para alcançar o nirvana.

Pelo fato de Buda transmitir seus ensinamentos oralmente, houve várias interpretações e cada interpretação deu origem a uma corrente budista. Hoje a corrente que mais se destaca é o budismo tibetano conhecido também como lamaísmo onde Dalai-Lama que quer dizer guru dos oceanos é o líder espiritual. Os Dalai-Lamas são considerados a reencarnações do príncipe Cherezig o Avalokitesvara, possuidor do lótus branco que representa a compaixão. Atualmente Tenzin Gyatso é o 14º Dalai Lama. Nasceu numa família de agricultores na aldeia de Takster no leste do Tibet com o nome de Lhamo Thondup. Foi reconhecido como Dalai-Lama aos dois anos e aos quatro anos foi separado da família e foi morar no Palácio de Potala para uma rigorosa preparação para Dalai- Lama onde estudou o budismo, a história e a filosofia.

Dalai Lama é o pai espiritual de milhares de tibetanos e Prêmio Nobel da paz de 1989.


Por Gabriela Cabral
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

O que é força?
Você sabia que a força é um tipo de grandeza? Revise!

..................................................

Savanas
Fique por dentro dos aspectos que marcam essa vegetação.

..................................................