Catolicismo

Veneram santos por acreditarem que são intermediários entre o homem e Deus
Veneram santos por acreditarem que são intermediários entre o homem e Deus
Por Gabriela Cabral
PUBLICIDADE

O catolicismo é um nome usado para indicar os aderentes à Igreja Católica Romana ou para identificar pessoas que acreditam ser descendentes dos apóstolos. É dirigido por um papa que é a autoridade máxima dessa rígida hierarquia.

Seu ponto histórico na doutrina é o culto e o credo aos santos que os veneram por acreditar que são intermediários entre o homem e Deus. Maria, mãe de Jesus é considerada a maior intermediária. A missa é o principal ato católico que reconstitui o ritual da última ceia. Os demais são o batismo, a crisma, a penitência, o casamento, a ordenação e a unção dos enfermos.

Os papas são eleitos por uma eleição especial de cardeais chamada conclave desde a idade média. Antigamente todos os papas eram italianos, mas, foi quebrado quando o polonês Karol Wojtyla, o João Paulo II entra no poder em 1978.João Paulo II condenava o divórcio, o aborto e os métodos de contracepção.

O cristianismo é considerado a principal religião do Brasil desde o século XVI e o catolicismo é o predominante com 74% da população. A hierarquia católica no Brasil tem três vertentes: o clero tradicionalista que conserva e defende a ortodoxia, os remanescentes da Teologia da Libertação que forma uma esquerda eclesiástica e a Renovação Carismática que são os mais recentes e vigorosos contendo grande parte dos católicos do país.


Por Gabriela Cabral
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................