Minorias

A noção de minorias é empregada em referência a grupos que se encontrem em situação fragilizada em relação à maior parte da sociedade.

Em alguns casos, as “minorias” acabam sendo a maior parte de uma população *
Em alguns casos, as “minorias” acabam sendo a maior parte de uma população *
PUBLICIDADE

Quando falamos de “minorias”, é comum que se pense em termos puramente numéricos. Porém, para a Sociologia, esse termo possui significado bastante distinto. O conceito é geralmente usado em referência a grupos sociais que se encontram em desvantagem quando comparados com a porção majoritária da sociedade. Essa situação faz com que surja um sentimento de união entre aqueles que partilham dessa mesma situação, o que torna mais fácil o aparecimento de grupos construídos em torno do sentimento de solidariedade em relação ao sofrimento dividido.

Nesse sentido, é comum que o termo seja usado fora de seu sentido literal, isto é, quando um sociólogo, por exemplo, faz alusão a grupos que sofrem com problemas sociais ligados à discriminação racial ou social. A ironia é que, muitas vezes, uma “minoria”, na verdade, é composta por uma maioria. Em centros urbanos localizados em áreas pouco desenvolvidas, por exemplo, a grande maioria da população encontra-se em situação de pobreza. Para a Sociologia, essa população é uma “minoria” em virtude de sua situação fragilizada.

Esses grupos socialmente fragilizados geralmente se encontram em situação mais decadente quando observamos por um aspecto mais amplo, pois, na maior parte dos casos, são pessoas mais distanciadas do restante da população, sendo isoladas física e socialmente. O termo “periferia” é bastante emblemático dessa situação, haja vista que, na grande maioria dos centros urbanos, os bairros mais afastados do centro (as “periferias”) são geralmente os mais carentes.

Assim sendo, a noção de “minorias” é utilizada por vários estudiosos de forma específica quando tratam de populações que passam ou já passaram por situação de discriminação ou são vítimas de problemas relacionados com a justiça social. Entretanto, não é correto pensar que todos os grupos minoritários sofrem com os mesmos problemas. Embora o problema tenha cunho semelhante em relação à discriminação que os sujeitos desses grupos sofrem – o racismo, o antissemitismo e a homofobia possuem vários aspectos em comum –, o teor e a forma de segregação diferem-se bastante. Os portadores de deficiência e homossexuais são dois grupos minoritários que sofrem segregação e discriminação social de formas completamente diferentes.

*Crédito da imagem: Aleksandar Todorovic / Shutterstock.com


Por Lucas de Oliveira Rodrigues
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................