Hippies

Os hippies surgiram no contexto da Guerra do Vietnã e foram um dos grupos mais engajados na luta pelo fim desse conflito.

As cores e o símbolo da paz caracterizavam os membros do movimento hippie
As cores e o símbolo da paz caracterizavam os membros do movimento hippie
Por Lucas de Oliveira Rodrigues
PUBLICIDADE

O surgimento do movimento hippie

Ligados a um movimento contracultural anterior chamado de “Beat Generation”, os hippies surgiram nos anos 1960 em meio às grandes turbulências e tensões sociais que se manifestavam nos Estados Unidos e no mundo. Os hippies traziam ideias e questionamentos semelhantes aos do Beat Generation, como o desapego material e a negação dos valores tradicionais da classe média estadunidense. Também herdaram desse movimento a cultura do uso de drogas psicoativas de forma recreativa, o que acabou por se tornar a característica mais marcante dos hippies.

Usando cabelos e barbas longas, roupas coloridas e chamativas e apropriando-se de símbolos que expressavam a paz e o amor, os hippies contrariavam os valores tradicionais que haviam se firmado nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. A revolução sexual que diziam trazer buscava abolir as convenções sociais acerca da monogamia e do sexo pré-nupcial, bem como as discriminações quanto à opção sexual (homofobia).

O movimento estava intimamente ligado à cultura musical, de forma que os artistas mais influentes da época passaram a ser também os principais propagadores da ideologia hippie. Músicos como Bob Dylan, Jimmy Hendrix, os Beatles e Janis Joplin surgiram nessa época e abraçaram os ideais hippies tanto em suas músicas quanto em seus estilos de vida.

Hippies contra a guerra do Vietnã

Os hippies tornaram-se o maior movimento contracultural da época, de forma que seus protestos passaram a interferir na política. O presidente Richard Nixon (1969) sofreu grande pressão dos próprios hippies e de outros movimentos populares para que a guerra do Vietnã chegasse ao fim e para que as tropas estadunidenses fossem retiradas dos campos de batalha.

Embora os participantes do movimento Beats tivessem o princípio do não envolvimento com os assuntos políticos, os hippies entraram para a história por suas manifestações nesse campo da sociedade. A Guerra do Vietnã, que chegava ao auge de sua intensidade e brutalidade, foi duramente criticada. Além dos altos custos ao governo, o exército vietnamita mostrava-se incansável. As grandes baixas que infligiam o exército estadunidense eram acompanhadas de uma quantidade ainda maior de feridos e mutilados que voltavam para casa traumatizados.

A campanha antiguerra, o consumo de drogas psicoativas, a música e as artes passaram a ser os pontos mais relacionados com os hippies. O ápice do movimento ocorreu em 1969 com o lendário festival de música Woodstock, que reuniu os maiores e mais influentes músicos dos Estados Unidos na época e um público de 400 mil pessoas eufóricas com o fim da guerra e a esperança de um futuro de paz.


Por Lucas de Oliveira Rodrigues
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................