Yakuza

A Yakuza é um grupo criminoso que tem origem no Japão medieval, mas que ainda hoje age no mundo todo.

A Yakuza é uma organização forte e temida nos países em que atua
A Yakuza é uma organização forte e temida nos países em que atua
PUBLICIDADE

A Yakuza é um grupo criminoso dedicado à extorsão, tráfico, lavagem de dinheiro e a inúmeras outras atividades criminosas ligada ao crime organizado. O grupo tem origem japonesa, mas se estabeleceu ao redor do mundo e hoje possui atividades em alguns países da Europa, mas principalmente nos Estados Unidos.

A yakuza tem origem na era do Japão feudal - século XV - no início dos anos 1600, sendo conhecido pelas pessoas comuns como kabuki-mono (“os insanos”). Vestiam-se de forma excêntrica para a época e eram temidos por seu comportamento violento e por portarem espadas desmedidamente grandes. Possuíam um forte código de honra e lealdade entre si, dispostos a se protegerem contra qualquer um que ameaçasse a integridade de um dos integrantes do grupo.

Tratava-se da era Tokugawa, no tempo do shogunato, época em que o país saía de um longo período de guerra civil e entrava em um longo período de paz construída pela unificação da ilha conquistada pelo shogun Ieyasu Tokugawa. A paz, entretanto, significava o desemprego para mais de 500.000 mil samurais e artesãos especializados na fabricação de armamento de guerra. Muitos desses se integraram à atividade mercantil, outros dedicaram-se à vida agrária, ou se tornaram burocratas, filósofos ou professores, estabelecendo-se nas novas cidades que cresciam. No entanto, nem todos conseguiam se estabelecer na nova sociedade que surgia, uma vez que o isolamento de mais de 200 anos e a forte noção de tradição embebida no centro da sociedade japonesa deixava pouco espaço de mobilidade social para os excluídos guerreiros. Esses guerreiros socialmente deslocados acabaram encontrando refúgio nos grupos criminosos que acabavam assegurando seu status e respeito por meio da violência, mantendo-se por meio da extorsão e do roubo aos cidadãos comuns.

Embora a Yakuza dos tempos modernos não use mais espadas como seus predecessores medievais, sua organização ainda é forte e temida nos países em que age. Com um forte código de honra, a organização pune severamente – com execuções ou mutilação dos dedos das mãos - aqueles que traem ou que prejudicam de alguma forma suas atividades. A figura da Yakuza ainda é muito forte no cenário cultural e no folclore, as tatuagens de corpo inteiro, que simulam a vestimenta de um robe, é uma visão que invoca medo e respeito no imaginário japonês.


Por Lucas de Oliveira Rodrigues
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................