Ansiedade

Saiba como diminuir a ansiedade
Saiba como diminuir a ansiedade
PUBLICIDADE

Vestibular e ansiedade são temas que andam juntos. Afinal, nessa época, jovens que já têm de enfrentar um turbilhão de emoções da adolescência são também forçados a encarar o ritmo frenético dos estudos pré-vestibular.

Se você se identificou com o perfil citado acima, é hora de pensar em como fazer para relaxar. Isso porque o relaxamento, o descanso, são necessidades biológicas do seu organismo, e devem ser praticados mesmo em época de estudos como essa. Portanto, a melhor maneira de se evitar a ansiedade é alternando estudo e relaxamento.

Quer organizar seu tempo entre estudos e descanso? A primeira coisa a se fazer é criar uma agenda diária de atividades. Coloque em uma agenda tudo o que você faz durante o dia, desde que acorda, colocando os intervalos necessários para alimentação e lazer. Música, cinema, atividades físicas ou religiosas, a escolha é sua. Você pode escolher a atividade que melhor lhe satisfaz.

As atividades físicas, mesmo as mais leves como as caminhadas, devem ser praticadas no mínimo duas vezes na semana e no máximo três. Praticar um esporte é uma boa maneira de amenizar a tensão dos estudos. Além disso, aliado ao sono e à boa alimentação, o esporte beneficia a concentração e o rendimento escolar.

É preciso ressaltar a importância de fazer tudo com dedicação. Isto é, na hora de estudar, nada de ver TV ou dispersar com outra atividade. E na hora de sair com os amigos ou ir ao cinema, nada de ficar preocupado achando que devia estar estudando. Se organizar bem o seu tempo você poderá aproveitar bem cada momento do seu dia, seja ele estudando, se divertindo ou descansando.

Veja algumas dicas:

Para o dia-a-dia: 
• Não corte relações com amigos ou a (o) namorada (o). Estar e conversar com essas pessoas pode lhe ajudar a aliviar a ansiedade; 
• Ir pra balada no sábado à noite não é nenhum pecado. O importante é não exagerar na dose, voltar pra casa mais cedo e não fazer disso um hábito; 
• 30 minutos de intervalo durante os estudos são suficientes para diminuir a ansiedade. 
• Algumas boas sugestões de esportes para relaxar a mente: natação, hidroginástica, yoga e tai chi chuan; 
• Atividades artísticas como pintura, desenho, música e teatro também auxiliam no combate à ansiedade.

Para o dia da prova: 
• Evite atividades que aumentam o nervosismo na véspera do vestibular; 
• Durma mais cedo para descansar o corpo; 
• Conheça o local e a sala onde fará o Vestibular com antecedência, evitando assim a tensão de se perder na cidade antes da prova e chegar atrasado; 
• Afaste-se de pessoas que aumentam sua ansiedade, com cobranças ou brincadeiras.

Siga as dicas e relaxe, afinal, ficando ansioso você só prejudica a você mesmo! Boa sorte!


Por Camila Mitye
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Consumo de Água
Saiba como está a questão do consumo de água no mundo!

..................................................

Povos Germanos
Um estudo histórico sobre os povos germanos. Informe-se!

..................................................