Cinco conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem

Entre os principais conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem, podemos citar habitat e nicho ecológico.

Estudar teoria também é importante para compreender questões contextualizadas
Estudar teoria também é importante para compreender questões contextualizadas
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Sem dúvidas, Ecologia é um dos temas mais recorrentes no Enem. Apesar de essa prova sempre cobrar questões contextualizadas, é fundamental entender os termos citados para que a compreensão da questão seja completa. Separamos alguns dos principais conceitos utilizados em Ecologia que você não pode confundir no Enem. Veja a seguir:

Habitat: Quando nos referimos ao habitat de uma espécie, estamos falando do local onde ela vive. Muitos autores costumam dizer que o habitat é o endereço de uma espécie no ecossistema. O jacaré-de-papo-amarelo, por exemplo, vive em lagoas litorâneas, sendo encontrado do litoral do Rio Grande do Noite ao Rio Grande do Sul.

Nicho Ecológico: trata-se do papel de determinado organismo em um ecossistema. Ao citar, por exemplo, a forma de alimentação, a reprodução e as relações ecológicos estabelecidas por uma espécie, estamos falando de seu nicho ecológico. Utilizando ainda o exemplo do jacaré-de-papo-amarelo, quando falamos que os adultos alimentam-se de peixes, aves e mamíferos de pequeno porte, que esses animais reproduzem-se no verão e fazem seus ninhos perto das águas, estamos falando de seu nicho ecológico.

Ecossistema: Quando falamos em ecossistema, é importante não pensar apenas no ambiente físico, aquele formado por fatores abióticos, tais como água, ar e solo. O ecossistema engloba, além do biótopo (parte física), os organismos daquela região, ou seja, todas as comunidades ali presentes. Assim sendo, podemos dizer que, em um ecossistema, ocorrem interações entre fatores abióticos e bióticos.

Espécie: O conceito de espécie merece bastante atenção, pois gera bastante discussão. Costuma-se considerar como indivíduos da mesma espécie aqueles que apresentam grande semelhança e são capazes de reproduzir-se naturalmente, dando origem a descendentes férteis. Apesar de esse conceito ser o mais aceito, ele exclui organismos como as bactérias, que realizam reprodução assexuada.

Comunidade ou biocenose: Denominamos de comunidade o conjunto de várias populações que vivem em uma determinada área e em um mesmo período de tempo. Como exemplo, podemos citar os organismos que vivem em um recife de corais, os seres de um rio ou os seres vivos de uma floresta.

Apesar de serem termos bastante simples, eles podem causar confusão durante a prova. Quem nunca confundiu o conceito de habitat e nicho ecológico ou ainda comunidade e população? Fique atento aos termos e boa prova!


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................