Enem – a maior prova do país

O Enem pode te ajudar a entrar pra universidade
O Enem pode te ajudar a entrar pra universidade
Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior avaliação educacional do Brasil. Criado em 1998 para avaliar o conhecimento dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio, atualmente o Enem tem a função principal de ser um meio de ingresso ao ensino superior.

De 1998 a 2008, a prova do Enem era composta por 63 questões objetivas e uma proposta de redação. Não havia divisão por áreas, os enunciados eram pequenos e muitos consideravam a prova fácil. Era comum vários estudantes acertarem mais de 90% da prova.

A partir do Enem 2009, a prova ficou bem mais complexa. As 63 questões de múltipla escolha foram trocadas por 180 perguntas de quatro áreas de avaliação: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Certificação

O Enem não é mais adotado para certificação do ensino médio. O exame cumpriu essa função de 2009 a 2016, mas, em 2017, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu que o Enem caracteriza-se como um vestibular e não como uma prova para conclusão do ensino médio. Hoje, a certificação para maiores de 18 anos é conseguida por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Inscrições Enem

As inscrições para o Enem são realizadas em maio, exclusivamente pela internet. Para se inscrever, é preciso estar no ensino médio ou já ter concluído, além de possuir um CPF próprio. Há taxa de inscrição, mas estudantes de baixa renda ou do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas não precisam pagá-la.

Provas Enem

A partir de 2017, o Enem passou a ser realizado em dois domingos consecutivos para não prejudicar os estudantes sabadistas (guardadores de sábado). De 2009 a 2016, o exame acontecia em um final de semana e, de 1998 a 2008, em apenas um domingo. Veja como é o formato atual:

Formato do Enem
Formato do Enem mudou em 2017

Nos dois domingos do Enem, os portões dos locais de prova são abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h (horário de Brasília). Os participantes começam a responder as questões a partir das 13h30. No primeiro dia, a duração é de 5h30, e no segundo, 4h30.

SiSU, ProUni e FIES

As notas do Enem podem ser usadas em vestibulares de universidades públicas e privadas e em programas do Governo Federal para acesso ao ensino superior. A forma mais comum é pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece milhares de vagas em instituições públicas de todos os estados e do Distrito Federal.

O participante do Enem que estudou em escola pública ou foi bolsista na rede particular também pode tentar uma bolsa de estudo parcial ou integral em faculdade privada por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, estudantes de baixa e média renda podem financiar sua faculdade com juros baixos por meio do Programa de Financiamento Estudantil (FIES).


Por Adriano Lesme
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................