Ensino a Distância

Saiba como se faz uma faculdade
Saiba como se faz uma faculdade
PUBLICIDADE

Entre uma das tantas dificuldades de se fazer um curso superior é a existência de uma faculdade ou universidade em sua cidade. Muitas vezes, pessoas que vivem em cidades do interior não têm acesso à graduação, pelo simples fato de não existirem faculdades naquele município.

Mas uma nova modalidade de ensino vem mudando esse quadro. O Ensino a Distância (EaD) chegou para mudar a vida dessas pessoas que sofrem e muitas vezes têm de mudar de cidade para estudar. É simples: as universidades montam salas de aula em cidades do interior (os chamados pólos de apoio presencial) e instalam um equipamento audiovisual (data shows e projetores com computadores) para as tele-aulas.

E é assim, por meio das tele-aulas, com palestras e exposições de professores de outras cidades, de grandes universidades do país. Para sanar às dúvidas do aluno e ajudá-lo nos exercícios existem auxiliares presentes nas salas de aula e salas online, onde o estudante pode ter contato com o professor e fazer atividades, tudo pela internet. Geralmente, as aulas acontecem de uma a duas vezes por semana.

A maioria dos pólos de apoio presencial possui computadores ligados à rede e demais equipamentos de informática, tudo à disposição do graduando. E mais, a maioria dos cursos de graduação a distância tem a mesma duração dos cursos presenciais (aquele em que você vai todos os dias à universidade e assiste aulas com o professor na sala) e conferem ao aluno um diploma de graduação como qualquer outro.

A internet é a grande aliada dos cursos EaD e dos próprios alunos dessa modalidade. Sem o advento da grande rede, não seria possível a existência de cursos não presenciais. Além dos de graduação, existem outros tipos de cursos a distância, como os de idioma, por exemplo, muito procurados por jovens estudantes. Esses cursos de línguas são oferecidos por instituições nacionais e internacionais e todos funcionam com o apoio indispensável da internet.

Desde 2005, uma parceria entre o Ministério da Educação, estados, municípios e universidades públicas gerou o que hoje é a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A proposta da UAB é facilitar a implantação de cursos de graduação a distância com a ajuda de grandes universidades em várias cidades do país que não tem acesso a campi dessas instituições.

O principal objetivo da UAB é capacitar professores da rede pública de ensino com cursos de Licenciatura e Pedagogia e, assim, melhorar a educação gratuita no Brasil.

A proposta de Educação a Distância foi aprovada e regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da educação no Brasil e pode ajudar muitas pessoas que, antes de sua aprovação, não tinham acesso à cadeira de uma universidade.


Por Camila Mitye
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................