Alunos Online


A membrana plasmática

Por: Paula Louredo Moraes A membrana plasmática é composta por uma camada lipoproteica

A membrana plasmática é composta por uma camada lipoproteica

A membrana plasmática, fina película que envolve células procarióticas e eucarióticas, realiza a seleção de substâncias que entram e saem da célula. É conhecida também como membrana citoplasmática, plasmalema ou membrana celular. Vista apenas ao microscópio eletrônico, a membrana plasmática possui uma dupla camada lipídica composta por fosfolipídios. Nessa camada lipídica encontram-se mergulhadas algumas proteínas (proteínas integrais), por isso dizemos que a membrana plasmática possui uma camada lipoproteica.

As proteínas participam do processo de entrada e saída de substâncias da célula através da membrana plasmática. Algumas proteínas, ao detectarem a presença de algumas substâncias no meio extracelular, estimulam a célula a reagir. É o caso de hormônios como a insulina. A membrana plasmática das células de pessoas que possuem o diabetes melito apresenta poucas proteínas receptoras do hormônio insulina. Essas proteínas estimulam a célula para que ela absorva glicose, mas, como há poucas proteínas, não há muito estímulo e pouca glicose entra nas células. Com um nível baixo de glicose no interior das células, o nível de glicose no sangue aumenta, causando o diabetes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A membrana plasmática é permeável a algumas substâncias, por isso dizemos que a membrana tem permeabilidade seletiva. A entrada e saída de substâncias por ela é constante. A membrana permite que substâncias como água, oxigênio e hormônios entrem na célula e permite que os excretas produzidos pela célula saiam.

Há duas formas de essas substâncias entrarem e saírem da célula. Por transporte passivo (não há gasto de energia pela célula) ou transporte ativo (há gasto de energia pela célula).

As trocas de substâncias que ocorrem por transporte passivo são: difusão, osmose e difusão simples facilitada.


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto: