Alunos Online


Alergia

Por: Gabriela Cabral O pólen das flores provoca alergias.

O pólen das flores provoca alergias.

A alergia é um mecanismo do organismo que reage quando alguma substância entra em contato com o corpo. Para que o organismo reaja, as substâncias devem provocar reações no sistema imunológico de um indivíduo, ou seja, as substâncias fazem com que o sistema imunológico produza grande quantidade de anticorpos de forma que a imunoglobulina, o anticorpo mais produzido em casos de alérgenos, se prende às substâncias alérgenas e provoca a liberação da histamina, composto orgânico hidrogenado que causa os sintomas alérgicos, como aumento da freqüência cardíaca, redução da pressão sanguínea, espirros, obstrução nasal, prurido, tosse, urticária, lacrimejação e outros.

Os agentes causadores da alergia podem ser: pêlos, poeira, pólen, medicamentos, alimentos, cosméticos, picada de insetos, esmaltes, ácaros, penas, substâncias químicas, cheiros fortes, mofo e outros. As reações que a histamina liberada pode causar variam de acordo com cada organismo, sendo que existem organismos mais vulneráveis e outros mais resistentes à sua ação. Dessa forma, quando um alérgico estabelecer contato com uma substância alérgica deve ser imediatamente encaminhado ao médico para receber o tratamento adequado para seu caso. Existem pessoas que iniciam os sinais provocados pela alergia com placas avermelhadas sobre o corpo e outras que tem a glote fechada, o que pode levar um indivíduo, se não for socorrido imediatamente, a óbito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como já dito, o tratamento é variável de acordo com as manifestações ocorridas. Dessa forma, podem ser utilizados antiistamínicos, corticóides, beta-adrenérgicos e ainda técnica de desensibilização onde o indivíduo ingere doses da substância alérgena para amenizar os sinais da histamina.