Alunos Online


Amensalismo

O amensalismo é uma relação ecológica interespecífica desarmônica em que um organismo inibe o crescimento e a reprodução de outro.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos A maré vermelha é um exemplo de amensalismo

A maré vermelha é um exemplo de amensalismo

As relações ecológicas podem ser definidas como as interações entre os seres vivos. Essas interações podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes e podem ser ainda benéficas ou prejudiciais a algum dos envolvidos.

As relações ecológicas entre indivíduos de uma mesma espécie são chamadas de intraespecíficas, e aquelas interações entre indivíduos de espécies diferentes são as interespecíficas. Quando os envolvidos são beneficiados, ou um é beneficiado e o outro não sofre nada com a interação, as relações ecológicas recebem o nome de harmônicas. No caso de um dos participantes ser prejudicado, trata-se de uma relação desarmônica.

O amensalismo é um exemplo de relação ecológica desarmônica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, ou seja, é interespecífica.

→ Como ocorre o amensalismo?

O amensalismo, também conhecido como antagonismo e antibiose, acontece quando um organismo impede o crescimento e a reprodução de outro grupo de seres. A espécie que inibe, geralmente produzindo algumas secreções, é chamada de inibidora, e a que é inibida chama-se amensal. Nessa relação, a espécie inibida é a prejudicada, enquanto a outra não sofre nada com essa interação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Exemplos de amensalismo

O amensalismo acontece, por exemplo, quando um micro-organismo produz uma substância que inibe o crescimento de outro. Esse é o caso da penicilina, que é liberada por um fungo do gênero Penicillium e que impede o desenvolvimento de algumas espécies de bactérias, causando-lhes a morte ou ainda deixando-as em estado de dormência. A penicilina é considerada um grande avanço na área médica e é usada para o tratamento de várias doenças bacterianas.

Outro exemplo de amensalismo é a maré vermelha. Nesse fenômeno, observa-se o aumento exagerado de algas que produzem toxina (floração tóxica). Essas toxinas podem provocar a morte de vários organismos, por isso, dizemos que esse é um caso de amensalismo. A expressão “maré vermelha” refere-se ao surgimento de grandes manchas avermelhadas no mar, que dependem da espécie de alga envolvida nessa relação desarmônica.