Amigdalite

Amigdalite é uma inflamação das amígdalas que provoca dor de garganta, dificuldade para engolir, febre de intensidade variável e até mesmo dor no ouvido.

Jovem com as mãos na garganta por sentir dor, um dos sintomas da amigdalite.
Dor de garganta, febre e dificuldade para engolir são sintomas de amigdalite.

Amigdalite é uma inflamação das amígdalas que se destaca por provocar dor de garganta intensa. As amígdalas estão localizadas na região da garganta e atuam como aliadas no sistema de defesa do nosso corpo. A amigdalite ocorre, geralmente, devido a infecções virais e bacterianas. Os vírus são mais comuns em crianças, enquanto as bactérias provocam mais amigdalite em jovens e adultos.

Gotículas expelidas ao tossir e espirrar bem como beijos e compartilhamento de objetos podem favorecer a ocorrência de amigdalite. O tratamento dessa doença deverá ser feito de acordo com o agente causador da inflamação.

Leia também: Vasculite — uma inflamação na parede do vaso sanguíneo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre amigdalite

  • Amigdalite é uma inflamação das amígdalas.

  • Geralmente, possui causa viral ou bacteriana.

  • Febre e dor de garganta intensa são dois sintomas que podem surgir em casos dessa doença.

  • Seu diagnóstico é feito com base na análise dos sintomas do paciente.

  • Exames complementares devem ser realizados para identificar o agente causador e, assim, que o melhor tratamento seja indicado.

  • Apenas as amigdalites bacterianas são tratadas com uso de antibióticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é amigdalite?

A amigdalite ou amidalite é uma inflamação das amígdalas e decorre, geralmente, de infecções virais ou bacterianas. As infecções causadas por vírus são mais comuns em crianças, e diferentes vírus podem estar envolvidos no processo, tais como rinovírus e influenza, o vírus causador da gripe. Já as infecções causadas por bactérias são mais comuns em jovens e adultos, sendo o principal agente identificado o estreptococo beta-hemolítico do grupo A.

Amígdalas e sua importância

Também chamadas de tonsilas palatinas, as amígdalas são estruturas localizadas na parte oral da faringe e formadas por tecido linfoide. Elas atuam como a primeira barreira contra micro-organismos que entram em nossa boca, atuando, portanto, como importantes aliadas do nosso sistema de defesa (sistema imunológico).

Transmissão da amigdalite

As amigdalites decorrem, geralmente, de infecções causadas por vírus ou bactérias, os quais podem ser transmitidos de uma pessoa para outra por meio de gotículas expelidas ao tossir e espirrar ou por meio do beijo e de objetos compartilhados, como garfos, colheres, garrafas de água e escovas de dente.

Sintomas da amigdalite

A dor de garganta intensa destaca-se como um dos principais sintomas da amigdalite. Além disso, a pessoa pode apresentar febre de intensidade variável, dificuldade para engolir, mau hálito e amígdalas aumentadas e avermelhadas. É comum que amigdalite provoque também dor no ouvido e aumento dos gânglios do pescoço e mandíbula.

Boca aberta com vista das amígdalas aumentadas e avermelhadas, alguns dos sintomas da amigdalite.
Amígdalas aumentadas e avermelhadas são sintomas da amigdalite.

A presença de pontos purulentos nas amígdalas também pode ser observada em casos de amigdalite. Esse sintoma está associado à infecção por bactérias. Nesses casos, pode-se observar também uma camada amarelada se desenvolvendo na região da língua.

Veja também: Meningite — uma inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central

Diagnóstico da amigdalite

O diagnóstico da amigdalite é feito com base na análise das manifestações clínicas apresentadas pelo indivíduo. Além disso, exames complementares, como testes rápidos e cultura da orofaringe, são importantes para que o agente causador da doença seja identificado e, dessa forma, o melhor tratamento seja indicado pelo médico.

Tratamento da amigdalite

Em geral, a amigdalite é uma inflamação que se cura rapidamente, sendo fundamental estar atento quando os sintomas persistirem por mais de quatro dias sem que nenhum sinal de melhora seja observado.

Além disso, o Ministério da Saúde salienta a necessidade de procurar rapidamente um médico em casos mais graves, como se a pessoa apresentar dificuldade para respirar ou a dor na garganta impedi-la de comer ou beber.

O tratamento da amigdalite consiste no uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. Entretanto, é importante salientar que o medicamento a ser utilizado em cada caso dependerá da identificação do agente causador da amigdalite. Como sabemos, o uso de antibióticos só é feito em casos de doenças bacterianas e, portanto, não deve ser utilizado em amigdalites virais.

Pessoas que apresentam vários casos de amigdalite durante o ano e não respondem adequadamente ao tratamento indicado pelo médico são candidatas à cirurgia de retirada das amígdalas. A retirada dessas estruturas, no entanto, não garante que o indivíduo não apresentará mais dores de garganta, uma vez que esse sintoma não é exclusivo de amigdalite, podendo ocorrer, por exemplo, em casos de laringites e faringites.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Sistema digestório

Clique aqui e fique sabendo como funciona o sistema digestório e suas características.

Sistema linfático

Entenda como funciona o sistema linfático e seus componentes. Aprenda como o excesso de fluidos é drenado diariamente no nosso corpo.

Sistema respiratório

Clique aqui e saiba mais sobre o sistema respiratório! Entenda sua divisão e como funciona a passagem de ar da boca até as células. Conheça os órgãos desse sistema.