Alunos Online


Anatomia do coração

Conhecer a anatomia do coração é fundamental para compreender como ocorre o transporte de sangue pelo corpo.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos O coração é responsável por bombear o sangue para o restante do corpo

O coração é responsável por bombear o sangue para o restante do corpo

O sistema cardiovascular é formado pelo sangue, vasos sanguíneos e o coração. Esse último órgão é o responsável por impulsionar o sangue pelo corpo graças às contrações vigorosas e rítmicas que realiza.

O coração é um órgão muscular que apresenta o tamanho aproximado do punho fechado e pesa até 280 gramas na mulher e 340 gramas no homem. Está localizado entre os dois pulmões, logo acima do diafragma, e possui formato de cone invertido.

Esse órgão está envolvido por uma camada denominada pericárdio, que, por sua vez, é formado por uma membrana serosa e pelo saco fibroso, que cobre externamente o coração. Entre essas duas estruturas, é encontrado um líquido que possui a função de lubrificá-las.

A parede do coração é formada por três camadas distintas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a camada mais externa e reveste superficialmente o órgão. O miocárdio, por sua vez, está localizado logo abaixo do epicárdio e é formado por tecido muscular estriado cardíaco. Já o endocárdio é o revestimento mais interno e é formado por tecido conjuntivo e endotélio.

O coração humano, assim como o de outros mamíferos, é formado por quatro cavidades: átrio esquerdo e direito e ventrículo esquerdo e direito. Essas estruturas são separadas em lado esquerdo e direito em razão da presença de um septo que divide o órgão em duas metades.

Separando os átrios dos ventrículos, existem valvas que garantem que o sangue não retorne à cavidade anterior. Entre o átrio e o ventrículo direito, existe uma valva denominada tricúspide ou valva atrioventricular direita. Já entre o átrio e o ventrículo esquerdo, encontramos a valva mitral ou valva atrioventricular esquerda. Na saída do ventrículo direito, existe ainda a valva pulmonar, e na saída do ventrículo esquerdo, encontramos a valva aórtica. As valvas pulmonares juntamente às aórticas são denominadas de valvas semilunares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Analise as principais partes do coração
Analise as principais partes do coração

O sangue chega ao coração por intermédio das veias. A veia cava leva o sangue do corpo até o coração e despeja-o no átrio direito. Do átrio, o sangue é impulsionado para o ventrículo direito e, posteriormente, via artérias pulmonares, é bombeado até o pulmão. O sangue no pulmão sofre hematose e retorna ao coração pelas veias pulmonares. O sangue, agora rico em oxigênio, é lançado no átrio esquerdo, que o leva para o ventrículo esquerdo. A partir dessa cavidade, o sangue é bombeado para o corpo pela artéria aorta. Percebe-se, portanto, que os átrios funcionam como câmaras para a recepção de sangue, enquanto os ventrículos atuam na ejeção.

Para que ocorra a contração e o relaxamento do coração, um conjunto de estruturas desencadeia um estímulo e leva o sangue por todo o órgão. Entre essas estruturas, destaca-se o nodo sinoatrial, que produz impulsos nervosos de maneira espontânea. Esse estímulo propaga-se pelo coração graças à outra estrutura denominada de nodo atrioventricular.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: