Alunos Online


Anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença que gera alterações nos glóbulos vermelhos. Dessa forma, o paciente apresenta anemia em razão do número reduzido desses glóbulos.

A anemia falciforme é uma doença que se caracteriza pela alteração dos glóbulos vermelhos (ou hemácias), apresentando-se endurecido e em aspecto de foice. Isso ocorre porque as pessoas portadoras possuem um tipo de hemoglobina, do tipo S, que, em situações em que as concentrações de oxigênio diminuem, faz com que a hemácia assuma esse aspecto. Tais glóbulos, sadios, duram em média quatro meses; ao passo que os falciformes alcançam a média de quinze dias.

Assim, o paciente apresenta anemia em razão do número reduzido desses glóbulos. Além disso, a passagem do sangue por determinados vasos é dificultada, assim como a oxigenação dos tecidos. O paciente sente dor e fadiga, apresenta olhos e pele amarelados. Inchaço, dor e vermelhidão das mãos e dos pés; crises dolorosas, desmaios, priapismo (ereção dolorosa, que ocorre sem estímulos sexuais) e ulcerações na pele também são típicos. O indivíduo possui, também, tendência a infecções, pela perda progressiva das funções do baço; e problemas de crescimento, neurológicos, cardíacos, vasculares, respiratórios e renais.

Sua causa é genética e hereditária, e se manifesta quando pai e mãe possuem os genes desta doença, mesmo sem manifestá-la (traço falciforme). Sua prevalência é de aproximadamente uma pessoa a cada 380 nascimentos, sendo mais frequente em indivíduos de raça negra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diagnóstico se dá por meio de um exame de sangue, chamado eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho também é capaz de detectar a doença, a partir da detecção da presença da hemoglobina S.

Não existe tratamento específico para a anemia falciforme e, desta forma, ele se foca em medidas que garantam o bem estar do paciente e a prevenção de complicações. O paciente deve receber, corretamente, o esquema de vacinação; incluindo aí a anti-Hepatite B, anti-Pneumococo e anti-Hemofílus.

Evitar exercícios e atividades muito pesadas, alimentação equilibrada e alta ingestão de líquidos são medidas que devem ser adotadas por tais pessoas. Em quaisquer alterações significativas, seja na cor da pele, ou mesmo incidência de dores agudas, é necessário buscar auxílio médico de imediato.

Pessoas com anemia falciforme possuem suas hemácias alteradas.

Pessoas com anemia falciforme possuem suas hemácias alteradas.

Por: Mariana Araguaia