Alunos Online


Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultante da preocupação exagerada com o peso corporal e pode provocar graves problemas físicos e mentais.

Por: Fabrício Alves Ferreira A anorexia pode provocar graves problemas físicos e mentais

A anorexia pode provocar graves problemas físicos e mentais

Assuntos relacionados a uma correta alimentação são debatidos nas escolas constantemente, entretanto um assunto vem ganhando destaque nas rodas de conversa entre amigos, devido à uma associação perigosa entre os padrões da moda e da beleza e a questão alimentar.

Os meios de comunicação como a televisão, a internet e as propagandas em geral anunciam produtos em situações idealizadas, onde aparecem pessoas com corpos perfeitos, nessas mesmas peças publicitárias, por serem fictícias, chegam a ocorrer situações ridículas, como anúncios de cigarro com imagens de pessoas surfando!

Entretanto o que para alguns é mera propaganda e distração para outras pessoas é realidade e objeto a ser alcançado! Em relação à moda, a busca pelos padrões de magreza tem sido implacável com vários jovens, principalmente do sexo feminino.

Não podemos descartar também fatores como a própria influência da família e do grupo de amigos, além de questões neurológicas ou genéticas como outras causas que podem desencadear essa doença, conhecida como anorexia.

Essa doença se caracteriza por ser um distúrbio alimentar resultante da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas físicos e mentais graves. Quando se afirma que a pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se vê obesa, podemos dimensionar o tamanho do problema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com medo de engordar, várias meninas exageram na atividade física, deixam completamente de comer, se comem, logo em seguida vomitam. Como consequência disso, o quadro de debilidade avança rapidamente, chegando a estado extremo de desnutrição que, de 15% a 20% dos casos, pode ocasionar a morte.

Mas como podemos saber se uma pessoa está com este problema? Podemos observar algumas características, como:

- Perda exagerada de peso sem aparentar causa.
- Isolamento do convívio familiar, principalmente nos momentos das refeições.
- Compulsão por alimentos diet e light
- Problemas psicológicos como depressão, ansiedade ou visão distorcida de seu próprio corpo
- Interrupção do ciclo menstrual (amenorréia)
- Atividade física constante e exagerada;

E agora o que fazer?

Antes de qualquer ação a família deve procurar acompanhamento médico, para avaliar as conseqüências e iniciar a reintrodução dos alimentos de forma gradativa. Às vezes, é necessária a internação hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas.

Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade.