Alunos Online


Aproveitamento da água da chuva

Com o aproveitamento da água da chuva, observa-se uma redução no consumo de água potável e na ocorrência de enchentes.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos Observe a estrutura montada para a captação de água da chuva

Observe a estrutura montada para a captação de água da chuva

A água é uma substância fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos, sendo essencial, portanto, a sua conservação. Atualmente, as mudanças climáticas, o desperdício e a poluição de rios e lagos têm tornado essa substância escassa em várias partes do mundo. Sendo assim, medidas que visem à economia e ao reaproveitamento da água são de suma importância para garantir o abastecimento da população.

Uma das formas de ajudar na economia de água potável é por meio do aproveitamento da água da chuva, uma técnica usada em vários países, inclusive no Brasil. Normalmente a captação da água é feita nos telhados, com posterior filtração e transferência para reservatórios (ver figura acima).

A água da chuva, na maioria dos casos, é usada para fins não potáveis, ou seja, para atividades em que não se faz necessária uma água de grande qualidade. Dentre os principais usos, podemos citar a irrigação de jardins e plantações, descargas em vasos sanitários, lavagem de garagens, calçadas e veículos; limpeza de parques e utilização pelo corpo de bombeiros.

Ao utilizar a água das chuvas para esses fins, a economia de água potável pode ser relativamente alta. Pesquisas indicam que no Japão, por exemplo, o uso de água da chuva diminuiu aproximadamente 30% do consumo de água potável, uma economia considerável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da economia gerada, o uso da água das chuvas em grandes áreas urbanas está relacionado com a diminuição de enchentes. Ao realizar a captação, menos água fica acumulada na grande área impermeabilizada pelo asfalto e cimento.

Apesar de não ser recomendado o uso da água das chuvas para consumo, em muitas áreas do Nordeste brasileiro essa já é uma realidade. Como esse local sofre com constante falta de água, a captação das chuvas mudou completamente a vida das pessoas dessa área. Geralmente a água é coletada pelos telhados, passa por filtração e cloração e é armazenada em cisternas, podendo, então, ser usada para consumo.

Como eu posso aproveitar a água da chuva na minha casa?

Mesmo sem ter um sistema de captação, você pode utilizar a água das chuvas em sua casa de várias maneiras, usando, por exemplo, baldes e tambores. Dentre as atividades que podem ser realizadas com a água armazenada, podemos destacar a limpeza de pisos e calçadas, irrigação de jardins e hortas, descargas nos vasos sanitários e lavagem de tapetes e carros.

Artigos Relacionados