As vitaminas

As vitaminas são substâncias orgânicas importantes para nosso metabolismo. Elas são divididas em vitaminas hidrossolúveis e vitaminas lipossolúveis.

Por Paula Louredo Moraes
As vitaminas são muito importantes para nosso organismo
As vitaminas são muito importantes para nosso organismo
PUBLICIDADE

As vitaminas são substâncias orgânicas muito importantes para nosso metabolismo. Classificadas em vitaminas hidrossolúveis  e lipossolúveis, as vitaminas são necessárias em pequenas quantidades. Elas não são produzidas pelo nosso organismo, sendo ingeridas através de uma alimentação balanceada.

  Algumas vitaminas participam da estrutura de enzimas. Na ausência dessas vitaminas, a enzima não se forma, alterando o metabolismo celular. A falta de vitaminas no organismo causa a avitaminose. Abaixo listaremos as principais vitaminas, suas fontes, o que a sua falta no organismo causa e como são utilizadas pelo nosso organismo.

* Vitaminas hidrossolúveis

**Vitaminas lipossolúveis

*Vitamina B1 (Tiamina): essa vitamina abre o apetite e mantém o bom funcionamento do sistema nervoso. A falta dessa vitamina ocasiona fraqueza (beribéri), perda de apetite, cansaço, nervosismo. Essa vitamina é encontrada em gema de ovo, cereais integrais, feijão, fígado, carne de porco.

*Vitamina B2 (Riboflavina): essa vitamina participa da respiração celular e atua na coordenação motora. Sua falta causa lesões no sistema nervoso, e prejudica a pele. Essa vitamina é encontrada em vegetais de folha, carnes magras, ovos, leite, fígado.

*Vitamina B3 (Niacina): essa vitamina mantém o bom funcionamento do trato digestivo. Sua falta causa nervosismo, pelagra, distúrbios digestivos. Essa vitamina é encontrada no fígado, peixe, ovos, carne, feijão, amendoim, pinhão, couve, café.

*Vitamina B5 (Ácido pantotênico): a vitamina B5 participa de processos energéticos da célula e compõe a coenzima. Sua falta causa fadiga, anemia e dormência dos membros. A vitamina B5 é encontrada na carne, leite, verduras.

*Vitamina B6 (Piridoxina): essa vitamina auxilia na oxidação dos alimentos e mantém a pele saudável. Sua falta causa doenças da pele, apatia, distúrbios nervosos. Essa vitamina é encontrada em carnes, cereais integrais, fígado, leite.

*Vitamina B8 (Biotina): essa vitamina participa como coenzima em processos energéticos celulares e na síntese de ácidos graxos e de bases nitrogenadas púricas. A falta dessa vitamina causa distúrbios neuromusculares e inflamações na pele. Essa vitamina é encontrada em carne, leite, legumes, verduras.

*Vitamina B9 (Ácido fólico): a vitamina B9 participa na produção das bases nitrogenadas, participando, assim, da síntese de DNA e da multiplicação celular. Sua falta causa anemia, esterilidade no homem e, durante a gestação, sua falta acarreta em má-formação do feto. Essa vitamina é encontrada em vegetais verdes, frutas, cereais integrais.

*Vitamina B12 (Cianobalamina): a vitamina B12 participa da produção de nucleotídeos e é essencial na maturação das hemácias. Sua falta causa anemia perniciosa e distúrbios nervosos. Essa vitamina é encontrada em carne, ovos, leite e derivados.

*Vitamina C (Ácido ascórbico): essa vitamina é importante para a manutenção de tecidos conjuntivos, além de prevenir infecções. Sua falta causa fadiga, sangramento nas gengivas, dores nas juntas e escorbuto. Essa vitamina é encontrada em frutas cítricas, tomate, couve, repolho, vegetais de folha e pimentão.

**Vitamina A (Retinol): a vitamina A age no bom funcionamento dos olhos. Mantém saudáveis os tecidos epiteliais que cobrem o corpo e revestem cavidades. Sua falta provoca a cegueira noturna (dificuldade para enxergar em ambientes pouco iluminados); xeroftalmia; pele seca e áspera. Essa vitamina é encontrada em vegetais amarelos e alaranjados, gema do ovo, vegetais de folhas escuras, fígado.

**Vitamina D (Calciferol): essa vitamina facilita a absorção no intestino e depósito de sais de cálcio e fósforo nos ossos. Essa vitamina precisa dos raios ultravioleta do sol como precursor para ser absorvida. Sua falta causa raquitismo, problemas nos dentes e ossos. Essa vitamina é encontrada em gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau e fígado.

**Vitamina E (Tocoferol): a vitamina E previne o aborto, participa no sistema muscular e músculos involuntários e promove a fertilidade. Sua falta causa esterilidade em homens; e aborto em mulheres. É encontrada em carnes magras, alface, laticínios.

**Vitamina K (Filoquinona): a vitamina K participa da coagulação sanguínea. Sua falta causa hemorragias. Essa vitamina é encontrada em vegetais verdes, tomate, castanha.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................