Alunos Online


Bactérias autotróficas

Por: Paula Louredo Moraes As bactérias autotróficas são capazes de produzir o próprio alimento através da quimiossíntese ou da fotossíntese

As bactérias autotróficas são capazes de produzir o próprio alimento através da quimiossíntese ou da fotossíntese

As bactérias são micro-organismos procariontes pertencentes ao Reino Monera, sendo que a maioria delas vive em colônias. São conhecidas milhares de espécies de bactérias, dentre elas há espécies que são autótrofas (conseguem produzir o próprio alimento) e as espécies que são heterótrofas (não conseguem produzir o próprio alimento).

Dentre as bactérias autótrofas, há aquelas que realizam quimiossíntese, chamadas de bactérias quimioautotróficas, e as que realizam fotossíntese bacteriana, chamadas de bactérias fotoautotróficas.

As bactérias quimioautotróficas utilizam a energia das reações de oxidação de compostos inorgânicos para formar substâncias orgânicas. Essas substâncias orgânicas podem ser utilizadas para seu metabolismo ou para formar estruturas celulares. São exemplos de bactérias quimioautotróficas as bactérias nitrificantes do gênero Nitrosomonas e Nitrobacter, que vivem em relação de mutualismo com plantas leguminosas, entre outras.

As bactérias fotoautotróficas se diferem quanto ao tipo de fotossíntese que realizam.

As bactérias fotoautotróficas pertencentes ao grupo das proclorófitas possuem clorofila do tipo a e do tipo b, mesma clorofila encontrada em algas e vegetais, e a fotossíntese que realizam se assemelha muito à fotossíntese que as plantas realizam. Dentre as bactérias proclorófitas existem as do gênero Prochloron, as do gênero Prochlorothrix e as do gênero Prochlorococcus. Pesquisadores acreditam que as proclorófitas sejam as maiores responsáveis pela produção de oxigênio dos oceanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As cianobactérias também são bactérias fotoautotróficas dotadas de clorofila a e ficobilinas, pigmentos que auxiliam a fotossíntese. Elas são consideradas muito importantes por terem a capacidade de colonizar áreas inóspitas, como rochas, solo pobre em nutrientes etc., repovoando-as.

Outras bactérias consideradas como bactérias fotoautotróficas são as sulfobactérias. Elas são dotadas de uma clorofila especial chamada de bacterioclorofila e, diferentemente das bactérias fotoautotróficas que citamos anteriormente, essas bactérias não retiram o hidrogênio da água, e sim de compostos que contêm enxofre. Dessa forma, o produto das reações dessas bactérias é o enxofre e não o oxigênio.


Videoaula relacionada: