Alunos Online


O que é botânica?

Oriunda do grego “botané”, a palavra botânica significa “planta forrageira, erva” e é derivada do verbo boskein, que significa alimentar. Esse ramo da biologia estuda a morfologia e a fisiologia de todas as espécies vegetais e teve início com o botânico sueco, Karl von Linné (1707 - 1778).

A botânica é uma área muito ampla e com inúmeras linhas de pesquisa, sendo considerada uma importante disciplina científica que pode ser dividida em dois grupos fundamentais:

- Botânica aplicada: estuda as relações entre as espécies vegetais e a vida humana, como a botânica agrícola (uso das plantas na agricultura), botânica farmacêutica (uso de plantas medicinais pelos homens), fitopatologia (doenças que acometem as plantas úteis aos homens), entre outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Botânica pura: estuda as espécies vegetais com finalidade científica, englobando as disciplinas relativas aos aspectos gerais das plantas, como a botânica geral, que estuda a forma (morfologia), as funções (fisiologia), o desenvolvimento desde a fecundação (embriologia); e os aspectos mais particulares dos vegetais, como a botânica especial, que estuda a classificação dos vegetais (botânica sistemática), a distribuição (fitogeografia) e as anomalias (teratologia).

O estudo de todas as caraterísticas desses seres vivos é de extrema importância, pois eles são imprescindíveis para o meio ambiente e também para o homem, lembrando sempre que é através da manutenção da flora que conseguimos conservar inúmeras espécies de animais.

A botânica é a parte da biologia que estuda as plantas

A botânica é a parte da biologia que estuda as plantas

Por: Paula Louredo Moraes