Alunos Online


Botulismo

Por: Krukemberghe Fonseca Alimentos enlatados, contaminados por bactérias (Clostridium botulinum).

Alimentos enlatados, contaminados por bactérias (Clostridium botulinum).

O botulismo é uma doença causada por bactérias (espécie = Clostridium botulinum), provocando intoxicação por meio de substâncias que agem sobre o sistema nervoso de pessoas contaminadas, interrompendo o mecanismo de condução dos impulsos neuronais entre o neurônio motor e os músculos.

O contágio ocorre através do consumo de alimentos contaminados por bactérias ou esporos de bactérias, ocasionada pela ingestão de mantimentos mal higienizados, geralmente produtos de origem caseira (conservas artesanais inadequadamente preparadas e acondicionadas), ou produtos alimentícios industrializados (os enlatados), apresentando: aspecto visual (cor diferente da aparência comum), cheiro e sabor alterados, bem como embalagens danificadas, propiciando a contaminação e proliferação dos microorganismos patogênicos.

Entre os principais sintomas observados, estão: náusea, seguida de indisposição muscular contínua e repentina tremulação dos membros superiores, podendo este quadro clínico evoluir, agravando-se de tal forma a causar uma parada respiratória em face da disfunção na distensão da cavidade torácica, com implicação das trocas gasosas. É aconselhável, mesmo antes da acentuação dos sintomas, procurar de imediato um centro de referência especializado em infectologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Medidas preventivas (profiláticas):

-Evitar o consumo de alimentos reservados em conservas por longas datas;

-Ter a máxima atenção quanto ao prazo de validade dos produtos industrializados que contenham estabilizantes (conservantes);

-Ao obedecer este critério, sempre fazer opção pela mercadoria com melhor aparência de sua embalagem, escolhendo os mais recentes, de acordo com a data de fabricação.