Alunos Online


Candidíase

Por: Mariana Araguaia Candida albicans: fungo causador da candidíase.

Candida albicans: fungo causador da candidíase.

A candidíase, também conhecida como monilíase vaginal, é uma das infecções genitais mais frequentes em mulheres. É uma doença fúngica, causada pela Candida albicans, típica da flora vaginal feminina. A doença se manifesta quando ocorre alguma variação nesse local, provocando sua proliferação. O uso de antibióticos, ingestão excessiva de carboidratos, estresse, deficiência imunológica e uso de roupas justas, atrapalhando a ventilação local, são algumas dessas alterações.

A mulher acometida sente coceira e ardor na região genital, que se apresenta mais inchada e avermelhada; e há também a presença de corrimento espesso, semelhante à nata de leite. Em alguns casos, há experiência de ardor e desconforto ao urinar, e dor durante a relação sexual. Nos homens, manifesta-se, na maioria das vezes, somente com avermelhamento da glande e prepúcio. A transmissão entre pessoas pode ocorrer por contato sexual e compartilhamento de sabonetes, toalhas, roupas íntimas, dentre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diagnóstico se dá pelo exame clínico e de laboratório, analisando os sintomas e muco vaginal. Mesmo em situação recorrente, é necessário se consultar com um profissional antes de usar qualquer medicação, já que só ele poderá recomendar o tratamento, incluindo aí o tipo, frequência e tempo de uso; evitando reincidência. O uso de sabonete neutro e roupas íntimas de algodão, a adoção de preservativos nas relações sexuais, a diminuição da ingestão de carboidratos, e a não utilização de papel higiênico perfumado e absorvente interno, além do não compartilhamento de roupas íntimas; são medidas eficazes para evitar a candidíase.