Ciclo de Krebs

Por Paula Louredo Moraes
O ciclo de Krebs é a segunda etapa da respiração celular
O ciclo de Krebs é a segunda etapa da respiração celular
PUBLICIDADE

O ciclo de Krebs é a segunda etapa da respiração celular e ele ocorre na presença do gás oxigênio. Nessa etapa, o ácido pirúvico (C3H4O3), proveniente da glicólise, é levado até a matriz mitocondrial, onde reagirá com a coenzima A (CoA), produzindo uma molécula de acetilcoenzima A (acetilCoA) e uma molécula de gás carbônico (CO2). Nessa reação, haverá também a participação de uma molécula de NAD (que se converterá em NADH, ao apreender dois elétrons) e um dos dois íons H+ que foram liberados durante a reação.

No interior da matriz mitocondrial há um composto chamado de ácido oxalacético que se liga ao acetilCoA, reagindo e formando o ácido cítrico, sendo que a coenzima A é recuperada intacta, mas não permanece no ciclo. Por esse motivo, o ciclo de Krebs também pode ser chamado de ciclo do ácido cítrico.

Após a formação do ácido cítrico, várias outras reações químicas ocorrem e nelas são liberadas duas moléculas de gás carbônico, elétrons e íons H+. No final de todas essas reações, o ácido oxalacético é restaurado e devolvido à matriz mitocondrial, onde estará pronto para se unir a outra molécula de acetilCoA e recomeçar o ciclo.

Os elétrons e os íons H+ liberados nas reações são apreendidos pelas moléculas de NAD, que se convertem em NADH, e também pelo FAD (dinucleotídeo de flavina-adenina), outro aceptor de elétrons.

No ciclo de Krebs, a energia liberada forma, a partir do GDP (difosfato de guanosina) e de um grupo fosfato inorgânico(Pi), uma molécula de GTP (trifosfato de guanosina), que é semelhante à molécula de ATP (se difere apenas por ter a base nitrogenada guanina ao invés de adenina). O GTP é o responsável por fornecer a energia necessária a alguns processos celulares, como a síntese de proteínas.

Dessa forma, no ciclo de Krebs há a formação de três NADH, um FADH, duas moléculas de gás carbônico e uma molécula de ATP ou GTP.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................