Alunos Online


Cinco doenças comuns a homens e animais

Existem várias doenças comuns a homens e animais, como câncer, diabetes, hipotireoidismo, gripe e epilepsia.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos Algumas doenças afetam homens e outros animais

Algumas doenças afetam homens e outros animais

Várias são as doenças que afetam os seres humanos, algumas são exclusivas de nossa espécie e outras são compartilhadas com outros seres vivos. A seguir, listaremos cinco doenças que você pensou serem somente da espécie humana, mas podem afetar diversos outros animais, entre eles, até mesmo seu cão e seu gato.

→ Câncer

Câncer é o nome dado a doenças que provocam o crescimento desordenado de células, as quais se tornam capazes de invadir diferentes órgãos e tecidos. Esses tumores malignos afetam seres humanos e outros grupos animais, como é o caso de cachorros e gatos.

É relativamente comum o diagnóstico de câncer em animais, não apenas em seres humanos, e suas causas são as mais diversas. O não tratamento dessa doença pode resultar em morte, assim como para o homem.

Em países desenvolvidos, estima-se que esses tumores representam a principal causa de morte em cães. Vale frisar que o tratamento usual para animais de estimação é a cirurgia, porém outras técnicas podem ser utilizadas, como a quimioterapia.

→ Diabetes

Diabetes mellitus, problema bastante conhecido dos seres humanos, caracteriza-se pela baixa produção de insulina ou, ainda, pela incapacidade do hormônio em desempenhar a sua função. Nesses casos, o paciente apresenta uma quantidade de glicose no sangue acima do normal.

Calcula-se que, no mundo, existam atualmente 382 milhões de pessoas com a doença, um número bastante considerável. Em gatos, a incidência dessa doença é de 0,5%. A ocorrência em cães é aumentada em raças de pequeno porte, como poodle miniatura. Vale destacar que a doença afeta duas vezes mais cadelas que cães machos. O diabetes pode causar cegueira súbita em cães e, em gatos, é comum a redução da habilidade de saltar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Hipotireoidismo

Doenças relacionadas à tireoide ocorrem frequentemente no homem e em outros animais. O hipotireoidismo, por exemplo, acomete cães. A doença geralmente manifesta-se quando esses animais apresentam entre quatro e dez anos de idade, considerada sua meia-idade.

O hipotireoidismo é um problema endócrino que se caracteriza por uma produção inadequada de hormônios da tireoide. Em seres humanos, é comum que o paciente sinta sensibilidade ao frio, ganho de peso e fadiga. Esses sintomas também podem ocorrer em cães, portanto, em geral, esses animais podem apresentar aumento de peso e intolerância ao frio.

→ Gripe

A gripe é uma doença infecciosa viral frequente nos homens, afetando milhões de pessoas a cada ano. Somente nos Estados Unidos, anualmente, o vírus da gripe, Influenza, causa a morte de 20 mil a 40 mil pessoas.

A gripe, no entanto, não é uma doença exclusiva dos seres humanos. O vírus influenza A, por exemplo, pode contaminar suínos, mamíferos marinhos, cães, gatos, aves e equinos. Formas variantes do vírus geralmente surgem com a transmissão para humanos de vírus existentes em outras espécies animais.

→ Epilepsia

A epilepsia é um problema que pode ser definido como a ocorrência de repetidas crises epiléticas, caracterizadas por sinais e sintomas decorrentes de uma atividade anormal do cérebro. Essa atividade anormal não ocorre apenas em seres humanos, afetando também outras espécies. Nos animais de estimação, a incidência é relativamente alta, acometendo de 2% a 3% dos cães e 0,5% dos gatos.