Clorofila

As clorofilas são pigmentos importantes para o processo de fotossíntese e são encontradas em alguns organismos fotossintetizantes, como plantas e algas.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
As clorofilas são pigmentos que dão cor verde a plantas e algas
As clorofilas são pigmentos que dão cor verde a plantas e algas
PUBLICIDADE

As clorofilas são importantes pigmentos encontrados em plantas, algas e cianobactérias. São esses pigmentos, responsáveis pela coloração verde nesses organismos, que garantem a realização de um importante processo denominado fotossíntese.

Apesar de a clorofila estar presente em todos os vegetais, existem plantas com outras colorações, não apenas a verde. Isso se deve ao fato de haver a presença de outros pigmentos associados, que mascaram a clorofila, como os carotenoides. O teor de clorofila em cada organismo fotossintetizante é influenciado por fatores bióticos e abióticos.

→ Características da clorofila

A clorofila é uma molécula formada por derivados de porfirina que apresentam como átomo central o magnésio. Esse pigmento está localizado no interior do cloroplasto, uma organela celular relacionada com o processo de fotossíntese. Vale salientar, no entanto, que, no cloroplasto, podemos encontrar outros pigmentos, como os carotenoides.

As clorofilas absorvem luz, principalmente os comprimentos de onda do azul e do vermelho e, por causa dessas absorções, refletem a luz verde. De acordo com os detalhes moleculares e a capacidade de absorção da luz, a clorofila pode ser classificada em a, b, c e d.

  • Clorofila a: está presente em plantas, algas e cianobactérias e é essencial para a fotossíntese. É a clorofila mais importante para os organismos. A clorofila a é responsável por cerca de três quartos do conteúdo total da clorofila na folha.

  • Clorofila b: é encontrada em plantas e em algas verdes e atua como pigmento acessório, uma vez que não está diretamente envolvida com a fotossíntese, porém, é capaz de ampliar a faixa de luz que será utilizada. Ao absorver luz, a clorofila b transfere a energia para a clorofila a. Na natureza, a clorofila a e b ocorrem em uma proporção de 3:1. Além disso, a clorofila b pode ser convertida em clorofila a por meio de uma enzima denominada clorofila a oxigenase.

  • Clorofila c: atua também como pigmento acessório e substitui em algas pardas e diatomáceas a chamada clorofila b.

  • Clorofila d: atua também como pigmento acessório e ocorre em algas vermelhas.

Curiosidade: Em bactérias fotossintetizantes, podemos encontrar a chamada bacterioclorofila ou a clorofila clorobium, que são pigmentos fotossintéticos.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................