Cogumelos alucinógenos

Os cogumelos alucinógenos, também chamados de cogumelos mágicos, são fungos que apresentam substâncias químicas capazes de provocar alucinações.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Os cogumelos do gênero Psilocybe apresentam substâncias alucinógenas
Os cogumelos do gênero Psilocybe apresentam substâncias alucinógenas
PUBLICIDADE

Os cogumelos alucinógenos, também chamados de cogumelos mágicos, já são conhecidos por povos tradicionais há milênios, sendo usados geralmente em rituais religiosos e também por curandeiros. Entretanto, a partir da década de 1980, esses fungos passaram a ter destaque e ser usados de forma recreativa, principalmente por universitários da época.

Todos os cogumelos são alucinógenos?

Nem todo cogumelo é alucinógeno, mas existe uma quantidade considerável de espécies com essa característica. Estima-se que existam cerca de 10000 espécies de cogumelos. Destes, aproximadamente 200 possuem a capacidade de causar alucinações. No Brasil, destaca-se a presença dos seguintes gêneros com potencial alucinógeno: Psilocybe, Panaeolus e Pluteus.

Quais substâncias os cogumelos alucinógenos possuem?

Os gêneros de cogumelos alucinógenos possuem alcaloides indolamínicos derivados do triptofano (aminoácido). Entre esses alcaloides, destaca-se a psilocibina e a psilocina, que provocam reações como alucinações visuais, alterações do estado de consciência, alterações do pensamento e do humor e comportamento inapropriado. A psilocibina e a psilocina apresentam estrutura química semelhante à da serotonina, um neurotransmissor que está relacionado com nossas emoções, sono e algumas funções cognitivas.

Além dos sinais já descritos, em um estudo com a psilocibina realizado nos Estados Unidos, algumas pessoas relataram ter tido experiências místicas ao utilizar a substância. Nesse trabalho, intitulado Mystical experiences occasioned by the hallucinogen psilocybin lead to increases in the personality domain of openness, os voluntários descreveram a experiência como uma sensação de unidade e conexão muito significativa e que modificou suas vidas. Vale ressaltar que estudos científicos utilizam a substância de uma maneira criteriosa e preocupada com a segurança dos voluntários, diferentemente do uso recreativo.

É essencial salientar que os efeitos dessas substâncias no organismo dependem do estado psicológico do usuário. Pessoas com problemas pessoais, por exemplo, podem ter ataques de ansiedade e pânico, reações conhecidas como bad trips”.

Alguns casos de flashbacks também já foram relatados, mas o mecanismo responsável por isso ainda não está bem esclarecido. O uso de algumas substâncias, como a maconha, pode desencadear a ocorrência de flashbacks, os quais podem acontecer até cinco anos após a interrupção do uso de cogumelos.

Por quanto tempo persistem os efeitos dos cogumelos alucinógenos?

Os efeitos alucinógenos iniciam-se cerca de 20 a 30 minutos após a ingestão de um cogumelo rico em psilocibina. O ponto máximo do efeito do alcaloide ocorre após duas horas. Vale destacar que os efeitos alucinógenos podem durar até oito horas.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................