Alunos Online


Coletor menstrual

O coletor menstrual funciona como um pequeno copo que é introduzido na vagina e capta o fluxo menstrual. Ele é um produto prático que pode ser usado por até 10 anos.

Coletores menstruais são uma das alternativas conhecidas para mulheres garantirem a higiene durante a menstruação. Apesar de terem sido criados em 1930, esses produtos começaram a ganhar destaque nos últimos anos.

Como são e como usar os coletores menstruais?

Os coletores menstruais nada mais são que espécies de copinhos de silicone colocados no interior da vagina que captam o fluxo menstrual. Eles não precisam ser trocados frequentemente e são reaproveitados. Após cerca de 12 horas, recomenda-se retirar, esvaziar e lavar o coletor, que dessa forma está pronto para o novo uso. Diferentemente dos absorventes, a função do coletor é apenas coletar o sangue menstrual, que fica retido e é descartado após um certo período. Portanto, o fluxo menstrual não é absorvido pelo material.

Para colocar o coletor, a mulher deve dobrá-lo e introduzi-lo na vagina. Nesse momento, a mulher pode adotar a posição que lhe for mais confortável para a inserção. Após inseri-lo, o coletor abre-se e molda-se ao corpo, criando uma espécie de vácuo que impede o vazamento de sangue. É importante salientar que seu uso não é recomendado para mulheres que ainda não tiveram a primeira relação sexual. Para a retirada do coletor, aconselha-se sentar no vaso sanitário, pressionar a base de modo a acabar com o vácuo que se forma e, posteriormente, puxar pela haste.

O coletor deve ser lavado com água e sabão neutro sempre que for esvaziado e, ao final de cada período menstrual, deve ser fervido de 5 minutos a 8 minutos para garantir a esterilização. Durante a lavagem, é essencial observar se o sabão foi retirado por completo desse produto para evitar irritação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os coletores menstruais apresentam benefícios?

Entre seus benefícios, quando comparado a outros métodos, podemos citar que o coletor menstrual não causa incômodo se colocado adequadamente, não provoca irritações como os absorventes, é mais barato a longo prazo, uma vez que pode durar até 10 anos, além, é claro, de poder ser usado por mais horas sem necessidade de retirar. Não podemos nos esquecer também da vantagem ambiental, pois o uso do coletor por vários anos substitui a utilização de milhares de absorventes.

Os coletores menstruais apresentam alguma desvantagem?

Os coletores menstruais, assim como outros métodos que garantem a higiene íntima da mulher, podem ter desvantagens e dependem muito de como a usuária utiliza esse produto. Uma delas é a adaptação ao uso, considerado difícil por muitas usuárias na colocação e na retirada desses produtos. Além da dificuldade de manuseio, outro problema pode ser a higienização, uma vez que muitas mulheres não se sentem à vontade para lavar o coletor.

O coletor pode causar infecções?

O coletor menstrual pode causar infecções caso a usuária não mantenha a higiene adequada do produto. O uso sem a limpeza correta ou a manipulação do produto sem a higienização das mãos pode acarretar esse tipo de problema. Além disso, é importante atenção ao tempo de uso do coletor para evitar a Síndrome do Choque Tóxico, uma grave infecção bacteriana que pode até mesmo levar à morte. Apesar de rara e estar mais relacionada ao uso de absorventes internos, há descrição de um caso dessa síndrome relacionada com uso do coletor menstrual.

O coletor menstrual pode ser usado por até 10 anos

O coletor menstrual pode ser usado por até 10 anos

Por: Vanessa Sardinha dos Santos