Coluna vertebral

Nossa coluna vertebral é importante para a sustentação do organismo, funcionando como um eixo firme e também flexível.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
A coluna vertebral funciona como um eixo de sustentação
A coluna vertebral funciona como um eixo de sustentação
PUBLICIDADE

A coluna vertebral é um importante eixo de sustentação do nosso corpo, o qual se apresenta firme e flexível e é sustentado por vários músculos e ligamentos. Além desse papel na sustentação, a coluna vertebral funciona como um órgão protetor da medula espinhal, uma vez que essa estrutura do sistema nervoso está contida em seu canal vertebral.

A coluna é formada por 33 estruturas ósseas denominadas vértebras. Algumas dessas vértebras estão separadas uma das outras pelos discos intervertebrais, que funcionam amortecendo o impacto. Outras vértebras apresentam-se fundidas.

→ Estrutura da coluna vertebral

A coluna vertebral, como foi dito anteriormente, é formada por vértebras, as quais podem ser classificadas da seguinte forma:

  • 7 vértebras cervicais;

  • 12 vértebras torácicas;

  • 5 vértebras lombares;

  • 5 vértebras fundidas que formam o sacro;

  • 4 vértebras fundidas que formam o cóccix.

Observe as vértebras que formam a coluna vertebral
Observe as vértebras que formam a coluna vertebral

As vértebras recebem uma denominação bastante simples, em que cada uma delas pode ser representada pela letra do segmento ao qual pertence, seguido do número indicativo com a sua posição, contado de cima para baixo. As vértebras cervicais são representadas pela letra C e recebem numeração de 1 até 7: C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7. Pelo mesmo processo, as vértebras torácicas são representadas pela letra T e sua numeração vai até 12. Já as vértebras lombares são chamadas de L e numeradas até 5. O sacro e o cóccix são nomeados dessa forma por serem vértebras fundidas.

→ Vértebra

Uma vértebra típica é formada por três partes básicas: corpo, arco e processos vertebrais. O corpo é a parte anterior da vértebra e é formado por uma massa de osso esponjoso com as superfícies inferior e superior formadas por osso compacto. O arco, por sua vez, fica na porção posterior e é o responsável por formar a parede do local por onde passa a medula espinhal. Por fim, temos os processos vertebrais, que são as pontas ósseas que partem da vértebra.

Entre um corpo e outro, localiza-se o chamado disco intervertebral, o qual atua proporcionando um melhor suporte das pressões sobre esse osso.

→ Dores na coluna

As dores na coluna podem ser causadas por diferentes fatores, e sua gravidade está relacionada à sua causa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, 60% das pessoas sentirão dor na região cervical em algum momento da vida e 80% sentirão dor na lombar.

Muitas das dores de coluna são ocasionadas por posturas inadequadas durante as atividades diárias ou na forma de dormir. Nesses casos, o problema cessa de maneira espontânea, sem necessidade de tratamento. Entretanto, existem casos mais graves em que há necessidade de acompanhamento médico, como o caso de tumores e algumas doenças inflamatórias.

→ Evitando a dor de coluna

Para evitar as dores de coluna, algumas medidas simples são recomendadas, tais como:

  • Sempre dividir o peso nos dois lados do corpo;

  • Ao pegar um objeto no chão, sempre dobrar os joelhos;

  • Sentar-se sempre apoiando as costas no encosto da cadeira;

  • Dormir, de preferência, de lado com as pernas dobradas levemente. Nesse caso, é possível colocar um travesseiro fino para diminuir o desconforto;

  • Não utilizar colchão mole ou duro demais;

  • Utilizar travesseiros que cubram o espaço entre a sua cabeça e o ombro, de modo a deixar a coluna alinhada;

  • Fazer alongamentos e praticar atividades físicas.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................