Alunos Online


Como envelhecer com saúde?

Como envelhecer com saúde? A resposta é encontrada em um modo de vida saudável. Hábitos saudáveis na juventude proporcionam uma velhice com mais qualidade de vida.

Conhecer como nosso corpo envelhece é um ótimo assunto para quem é jovem e ainda tem muita vida pela frente? Não... Porém, conhecer seus limites físicos é fundamental para se ter uma real qualidade de vida, independente da idade!

Quando jovens, confiamos que nosso organismo será eterno e por isso, muitos, principalmente os meninos, exageram com atividades físicas pesadas; as meninas abusam de roupas apertadíssimas e no excesso de dietas.

A chave para a fonte da juventude está na moderação. Seja alimentar, física ou mental.

Nosso organismo é constituído de células e são essas infindáveis estruturas microscópicas que suportam as agressões do meio ambiente natural e aquelas que nós mesmos provocamos.

Vamos conhecer algumas dicas para uma vida mais saudável:

1. Uma alimentação equilibrada contribui para se minimizar os efeitos causados pelos resíduos que as próprias células produzem durante seu metabolismo, esses resíduos também podem ser chamados de radicais livres. Mas lembre-se, uma alimentação equilibrada deve ser variada. Prefira alimentos mais leves e naturais!

2. Realizar atividade é saudável? Com certeza, desde que seu organismo seja beneficiado! Realizar exercícios sem a devida supervisão a fim de buscar objetivos em curto prazo pode causar graves lesões em seu corpo, inclusive problemas sérios como danos às articulações. Você tem a vida toda pela frente, seja prudente e cuidadoso com seu corpo, o resultado será anos com mais beleza e saúde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Evite realizar atividades como leitura ou mesmo estudar em momentos e locais inadequados. A baixa luminosidade, o barulho e até seu próprio cansaço pode comprometer seu aprendizado. Busque estudar ou realizar leituras em momentos definidos e em espaço arejado, iluminado e agradável. Você ganhará em qualidade!

Mas, infelizmente, mesmo com todos esses cuidados vamos envelhecer, afinal, existe o desgaste natural. Vejamos algumas consequências do envelhecimento sobre nosso organismo:

Problemas na visão: Ela é causada por problemas no cristalino, que vai ficando rígido e opaco, dificultando a focalização de objetos. A opacidade gera ainda catarata.

Problemas na audição: Infelizmente algumas células do aparelho auditivo não se renovam, tornando difícil ouvir sons agudos. Além disso, os ossículos internos (martelo, bigorna, estribo e cóclea), que têm a função de amplificar o som, ficam mais duros.

A chave para a fonte da juventude está na moderação.

A chave para a fonte da juventude está na moderação.

Por: Fabrício Alves Ferreira