Alunos Online


Corpo humano

O corpo humano é constituído por uma série de sistemas, que atuam de maneira coordenada e conjunta garantindo o funcionamento adequado do organismo.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos O corpo humano é formado por uma série de importantes sistemas e é, por isso, bastante complexo.

O corpo humano é formado por uma série de importantes sistemas e é, por isso, bastante complexo.

 O corpo humano é formado por um conjunto de diferentes sistemas, que trabalham de maneira coordenada garantindo o funcionamento do organismo como um todo. Esses sistemas são formados por órgãos, os quais são constituídos por tecidos, que são formados por células. Sendo assim, como qualquer ser vivo (com exceção dos vírus), os seres humanos são organismos dotados de células, mais precisamente de células eucariontes (com núcleo definido).

Níveis de organização do corpo humano

Os seres humanos são organismos multicelulares formados por milhares de células. As células são unidades funcionais e estruturais responsáveis pela realização de diversos processos importantes nos seres vivos.

As células são consideradas a menor unidade viva dos organismos. Em virtude disso, consideraremos as células como o primeiro nível de organização do corpo humano. Vale destacar que existem níveis inferiores, como átomos, moléculas e organelas, os quais não serão abordados aqui. Considerando as células como primeiro nível, temos:

Células → Tecidos → Órgãos → Sistemas → Organismo

As células estão organizadas em tecidos, que podem ser definidos, de maneira simplificada, como um conjunto de várias células semelhantes que se reúnem em grupos e realizam uma determinada função em comum. No nosso organismo, é possível observar a presença de quatro tipos básicos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Leia também: Tipos de tecidos humanos


O corpo humano apresenta uma série de órgãos, os quais formam os sistemas.

Os tecidos estão reunidos formando os órgãos. Como exemplos de órgãos, podemos citar o coração, o pulmão, o útero, o intestino, o estômago, a faringe e a laringe. Os órgãos podem ainda estar organizados em sistemas. Nesse caso, cada órgão é responsável por desenvolver uma atividade, que, em conjunto com outras, será responsável por uma função ainda maior. Imaginemos, por exemplo, o estômago transformando o bolo alimentar em quimo, e o intestino delgado absorvendo nutrientes e finalizando a digestão. Apesar de cada um apresentar uma função específica, todos os órgãos do sistema digestório contribuem para uma função ainda maior: a retirada dos nutrientes do alimento.

Por fim, temos o organismo, que é formado pelo conjunto de todos os sistemas, os quais são responsáveis por garantir a sobrevivência do indivíduo.

Sistemas do corpo humano

O corpo humano é constituído por uma série de sistemas, que atuam de modo a garantir o funcionamento do organismo. Veja a seguir alguns dos principais sistemas do corpo humano e a função desempenhada por eles no organismo.

Vários sistemas trabalham juntos para garantir o funcionamento do organismo.
Vários sistemas trabalham juntos para garantir o funcionamento do organismo.

  • Cardiovascular: esse sistema, formado pelo coração e vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares), é responsável por garantir a distribuição de oxigênio e nutrientes pelo corpo.

  • Digestório: é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Esse sistema é responsável por garantir o maior aproveitamento dos alimentos, absorvendo os nutrientes e eliminando as partes indesejáveis.

  • Endócrino: é formado pelas glândulas endócrinas do nosso corpo, que são responsáveis por produzir os hormônios, substâncias químicas responsáveis por diversas funções no organismo. Como exemplo de glândulas que fazem parte do sistema endócrino, podemos citar tireoide, paratireoides, suprarrenais e hipófise.

  • Esquelético: sistema constituído por ossos, cartilagens e membranas associadas. Está relacionado com diversas funções, tais como proteção de órgãos internos e locomoção. Além disso, apresenta relação com o armazenamento de sais e com a produção de células sanguíneas.

  • Excretor: também conhecido como sistema urinário, é formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. Esse sistema está relacionado com a produção e eliminação da urina.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Muscular: formado pelos músculos, que compõem o nosso corpo, esse sistema garante nossa movimentação e a contração de alguns órgãos.

  • Nervoso: é formado pelo encéfalo, medula espinhal, nervos e terminações nervosas. Esse sistema garante que nosso organismo perceba, interprete e responda a estímulos, garantindo, desse modo, a interação com o meio que nos rodeia e a percepção do nosso meio interno.

  • Reprodutor: está relacionado com a produção de hormônios sexuais feminino e masculino e com a produção de gametas. O sistema reprodutor feminino apresenta muitas diferenças quando comparado ao sistema reprodutor masculino. Nos homens, por exemplo, os gametas são produzidos em órgãos denominados testículos. Em mulheres, são produzidos nos ovários.

Os sistemas reprodutores masculino e feminino apresentam diferenças marcantes, como local de produção dos gametas.
Os sistemas reprodutores masculino e feminino apresentam diferenças marcantes, como local de produção dos gametas.

  • Respiratório: é formado pelo nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. É responsável por garantir a captação de oxigênio e a liberação do gás carbônico, ou seja, garante as trocas gasosas.

  • Tegumentar: é composto por pele e seus anexos (pelos, unhas e glândulas). Seu funcionamento garante a proteção do nosso corpo contra a perda de água e contra patógenos. Além disso, atua no processo de termorregulação (controle da temperatura).

Leia também: Câncer de pele

Principais órgãos do corpo humano

O corpo humano é formado por sistemas, os quais apresentam uma série de importantes órgãos. Cada órgão tem uma determinada função e, consequentemente, uma importância para o funcionamento adequado do corpo. Desse modo, apesar de nem todos os órgãos serem vitais para nossa sobrevivência, todos são, de alguma forma, importantes para o organismo.

Veja a seguir as características de alguns órgãos encontrados em nosso organismo:

  • Coração: esse órgão faz parte do chamado sistema cardiovascular. É responsável pelo bombeamento do sangue, garantindo que oxigênio e nutrientes sejam distribuídos pelo nosso organismo.

O coração bombeia o sangue para várias partes do nosso corpo.
O coração bombeia o sangue para várias partes do nosso corpo.

  • Intestino delgado: com cerca de cinco metros de comprimento, esse importante órgão do sistema digestório atua garantindo a finalização do processo de digestão e a absorção dos nutrientes.

  • Ovários: responsáveis pela produção dos gametas femininos (ovócitos) e os hormônios estrogênio e progesterona, esses órgãos são exclusivos das mulheres.

  • Pâncreas: é uma importante glândula mista, ou seja, é uma glândula que possui função endócrina e exócrina. A porção exócrina é responsável pela secreção de suco pancreático, enquanto a porção endócrina produz insulina e glucagon, dois hormônios relacionados com os níveis de glicose no sangue. A insulina garante a redução dos níveis de glicose no sangue, enquanto o glucagon garante o aumento desses níveis.

  • Pulmões: são formados por vários alvéolos pulmonares, que se assemelham a pequenos sacos. Nesses órgãos, ocorrem as trocas gasosas. Diferente do que muitos pensam, os pulmões não são como dois balões de ar. Em virtude da grande quantidade de alvéolos, sua textura lembra a de uma esponja.

Os pulmões são responsáveis por garantir a realização das trocas gasosas.
Os pulmões são responsáveis por garantir a realização das trocas gasosas.

  • Rins: são órgãos do sistema excretor que atuam garantindo a filtragem do sangue e a produção da urina.

  • Testículos: responsáveis pela produção de espermatozoides e do hormônio testosterona, são órgãos encontrados apenas em homens.