Alunos Online


Dentes

Os dentes são estruturas que garantem que os alimentos sejam quebrados em tamanhos menores durante a mastigação, facilitando, assim, a ação das enzimas digestivas.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos Veja as partes de um dente

Veja as partes de um dente

Os dentes são estruturas importantes para a alimentação, uma vez que eles cortam, rasgam e trituram os alimentos, facilitando a ação das enzimas. Por causa de sua importância, os dentes também merecem atenção especial no dia a dia, principalmente no que diz respeito à escovação.

Estrutura do dente

Os dentes apresentam diferentes partes que podem ser facilmente identificadas. Inicialmente podemos identificar duas porções: a visível e aquela que está dentro do osso. A parte visível é a coroa e varia de formato de acordo com o tipo de dente analisado. A porção dentro do osso é chamada de raiz e corresponde a aproximadamente dois terços do tamanho do dente.

Analisando um corte do dente, é possível visualizar diferentes camadas: a mais externa, a intermediária e a mais interna. São elas:

  • Esmalte: a camada mais externa que envolve toda a coroa é denominada de esmalte e constitui o tecido mais duro e mineralizado do corpo humano. Ele é formado por um material cujo principal componente é a hidroxiapatita e é uma camada transparente e brilhante.

  • Cimento: recobre a dentina na região da raiz do dente, sendo um tecido menos duro que as outras partes.

  • Dentina: é a camada situada logo abaixo do esmalte e é formada por um tecido calcificado que se destaca por possuir vários canais que convergem para a polpa.

  • Polpa: essa região é a mais interna e é formada por tecido mole por onde passam nervos e vasos sanguíneos.

Quais partes do dente a cárie atinge?

A cárie é formada por bactérias que se depositam sobre o dente, constituindo um biofilme. Essas bactérias utilizam o açúcar dos alimentos para conseguir a energia necessária para a sua multiplicação. Nessa reação, as bactérias produzem ácidos, que acabam corroendo as camadas do dente e formando literalmente um buraco. Ela pode atingir todas as partes do dente, entretanto, atenção especial é dada quando a cárie atinge a polpa, uma vez que causa dor em virtude da presença de nervos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de dentes

Existem diferentes tipos de dente, e cada um apresenta uma função específica. Na boca de um indivíduo adulto existem 32 dentes; na criança, a dentadura temporária apresenta apenas 20 dentes. Os dentes começam a nascer por volta dos seis meses, iniciando-se com os dentes de leite. Geralmente a troca dos dentes ocorre por volta dos 5 ou 6 anos de idade.

Os tipos de dentes encontrados nos seres humanos são:

  • Incisivos: são dentes localizados na parte da frente da boca. Eles apresentam forma de cinzel, uma raiz única e são utilizados para cortar os alimentos. Ao morder uma maça, por exemplo, utilizamos esses dentes.

  • Caninos: Os dentes caninos apresentam uma ponta aguda característica, que serve para rasgar os alimentos, e apenas uma raiz. Os caninos são as famosas “presas”.

  • Pré-molares: São dentes com uma coroa de forma cúbica, única raiz e estão localizados na porção mais interior da boca. A função desses dentes é esmagar e triturar o alimento.

  • Molares: Esses dentes apresentam várias pontas e possuem como função principal triturar os alimentos.

Saúde dos dentes

Os dentes são essenciais para o processo digestivo e, portanto, devem ser tratados com cuidado. Entre as principais recomendações, podemos citar:

  • Escovar os dentes com creme dental todos os dias, principalmente após as refeições e antes de dormir;

  • Lembrar-se sempre de dar um cuidado especial aos dentes localizados mais no fundo da boca, pois eles acumulam muito alimento;

  • Usar sempre o fio dental;

  • Ter uma alimentação saudável.