Alunos Online


Desenvolvimento dos insetos

O desenvolvimento dos insetos pode ocorrer de forma direta ou indireta. Nesse último caso, a metamorfose pode ser completa ou incompleta.

Os insetos são organismos pertencentes ao filo dos Artrópodes, o filo com maior número de espécies conhecidas. Apresentam corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e possuem três pares de pernas e apenas um par de antenas. Apesar dessas características compartilhadas, os insetos apresentam algumas diferenças morfológicas e, até mesmo, em seu desenvolvimento.

O desenvolvimento dos insetos

O desenvolvimento dos insetos pode ser direto ou indireto. Nesse último caso, a metamorfose pode ser gradual ou completa. Observe a seguir as três formas de desenvolvimento desses organismos:

  • Desenvolvimento ametábolo: Denominamos de insetos ametábolos aqueles que não apresentam metamorfose, ou seja, o indivíduo jovem diferencia-se do adulto apenas por seu tamanho. Por não apresentarem metamorfose, esses organismos apresentam o que chamamos de desenvolvimento direto.

As traças são insetos ametábolos
As traças são insetos ametábolos

  • Desenvolvimento hemimetábolo: Os insetos hemimetábolos apresentam uma metamorfose gradual ou incompleta, ou seja, a forma adulta é atingida após mudanças sutis depois de mudas sucessivas. Nesse caso, há um estágio imaturo denominado de ninfa ou náiade (quando for uma forma aquática) e o estágio adulto. Como exemplo de inseto que realiza esse desenvolvimento, podemos citar os gafanhotos, que são muito semelhantes aos adultos quando ninfas, diferenciado-se apenas pelo pequeno desenvolvimento das asas e dos órgãos reprodutivos.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Desenvolvimento holometábolo: Os insetos holometábolos são aqueles que sofrem intensa modificação durante a vida, ocorrendo diferentes estágios de desenvolvimento. Nesse caso, fala-se que o inseto sofre uma metamorfose completa. Como exemplo de inseto holometábolo, podemos citar a borboleta. Esse inseto apresenta um estágio de desenvolvimento ativo que se alimenta intensamente (lagarta); posteriormente, entra em fase de pupa e, por fim, é transformado em um adulto (borboleta). Com esse exemplo, é possível perceber a intensa mudança que ocorre nos insetos holometábolos.

Tanto borboletas quanto libélulas apresentam metamorfose completa
Tanto borboletas quanto libélulas apresentam metamorfose completa

Leia também: Metamorfose da borboleta!

Os insetos pertencem ao filo dos artrópodes

Os insetos pertencem ao filo dos artrópodes

Por: Vanessa Sardinha dos Santos